Maria Helena Mira Mateus - Falecimento

Tuesday, March 31, 2020 - 10:35

É com profundo pesar que O Lang-Lab comunica o falecimento de Maria Helena Mira Mateus.

Maria Helena Mira Mateus foi fundadora e Presidente da Direção da Associação de Professores de Português (1978 a 1984); fundou e foi Presidente da Direção da Associação Portuguesa de Linguística (1984 a 1986 e 2000 a 2004); dirigiu a Revista Internacional de Língua Portuguesa desde o nº 1 (1988) ao nº 17 (1997). Entre 1986 e 1989 foi Vice-Reitora da Universidade de Lisboa. Foi incumbida pelo Presidente da JNICT, em 1986, de criar o grupo português do Projeto de Tradução Automática da CEE, EUROTRA, que determinou o início de projetos de processamento informático da língua portuguesa. Fundou e presidiu à Direção do Instituto de Linguística Teórica e Computacional (1989 a 2012). Escreveu numerosos artigos em revistas portuguesas e estrangeiras sobre as áreas da sua investigação e sobre questões de Linguística Geral, nomeadamente as respeitantes a uma Política de Língua, ao Caráter Científico da Linguística e à Teoria da Gramática Generativa. Fez conferências e deu cursos de graduação e de pós-graduação, organizou e colaborou em seminários e colóquios em Portugal e no estrangeiro, com especial referência ao Brasil e a Moçambique, a Cabo Verde e a Macau. Falou sobre a língua portuguesa em cidades europeias e americanas (Corunha, Dublin, Paris, Praga, Berlim, Cidade do México, Davis e San Diego – Universidade da Califórnia).

Este breve relato bibliográfico atesta a enorme contribuição de Maria Helena Mira Mateus para a Linguística. A área perde uma investigadora de enorme impacto e nós perdemos uma amiga muito querida. Que descanse em paz.