Program Description

Os primeiros 28 dias de vida representam um período crucial para o RN e sua família nuclear, mas também determinante para as fases subsequentes de desenvolvimento da Criança. Em Portugal, a qualidade dos cuidados prestados ao RN nas Unidades de Neonatologia tem representado um valioso contributo para os indicadores de saúde nacionais respeitantes a esse período de vida, de que o país se orgulha.

Seja em regime de internamento seja em ambulatório, a resposta assistencial a esse grupo etário exige profissionais de Saúde dotados de conhecimentos atualizados e selecionados no universo da informação científica publicada e a maior competência na aplicação prática dos mesmos, implicando um trabalho de equipa, desenvolvido numa perspetiva interdisciplinar.

É neste contexto e com o propósito de incentivar esse modelo de trabalho, reforçando conhecimentos e desenvolvendo aptidões nas vertentes assistencial e de investigação que o Instituto de Ciências de Saúde da Universidade Católica Portuguesa disponibiliza a presente Pós-graduação.

Esta oferta formativa nasce após um histórico deste Instituto, que há várias edições oferecia o curso de pós-graduação (PG) em Medicina Neonatal e que, atendendo ao anteriormente descrito, vem inovar-se, transformando-se numa oferta interdisciplinar, nesta fase, considerando os profissionais de Medicina e de Enfermagem. Por essa razão, o curso está estruturado em Unidades Curriculares que visam o desenvolvimento de competências comuns e outras específicas, permitindo confirmar que a interdisciplinaridade acontece no espaço, onde cada profissional coloca as suas competências específicas como resposta integrada, ao recém-nascido e família.

Contacts

Cursos - ICS

Hélio Tavares

E-mail:  saude.sede@ucp.pt
Tel: (+351) 21 721 41 47