Bem- vindos ao Instituto de Ciências da Saúde!

Fundado em 2004, o Instituto de Ciências da Saúde (ICS) é hoje reconhecido por cultivar um ambiente de investigação e de ensino interdisciplinar. Sob a sua alçada desenvolvem-se um conjunto de formações na área da saúde assente em três pilares científicos principais: Enfermagem, Cuidados Paliativos e Ciências da Cognição e da Linguagem.

A qualidade da nossa oferta formativa é reconhecida tanto pelas estruturas de saúde e de educação a nível nacional como a nível internacional refletindo-se nos elevados níveis de empregabilidade dos nossos alunos.

O ICS contempla, como oferta formativa, os três graus de ensino de Enfermagem (Licenciatura, Mestrado e Doutoramento), um Mestrado em Cuidados Paliativos, um Mestrado em Neuropsicologia, um Mestrado em Neurociências Cognitivas e Comportamentais, um Mestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos e um Doutoramento em Ciências da Cognição e da Linguagem. À formação graduada junta-se uma oferta muito relevante pós-graduada e de formação avançada na área da saúde, respondendo ao desafio de formar ao longo da vida.

O ICS é hoje um Instituto procurado por um número crescente de alunos estrangeiros provenientes dos cinco continentes e os nossos estudantes e docentes participam em programas de mobilidade tanto na Europa, como no resto do mundo.

A investigação acolhida no ICS tem vindo a ser cada vez mais reconhecida pela sua qualidade e pela sua capacidade de modificar o status quo ao ser interventiva.

Os nossos alunos beneficiam do ADN interdisciplinar e transdisciplinar dos seus docentes, que são enfermeiros, médicos, psicólogos, terapeutas, biólogos e linguistas, e com eles aprendem, investigam, refletem sobre a saúde e a doença, sobre a vida e a morte, sobre a dignidade das pessoas em fim de vida, sobre o envelhecimento, a espiritualidade, a comunicação, a surdez, a esperança, a música, e os desafios da cognição na espécie humana, integrados no pensamento das ciências da vida, num verdadeiro desafio humanista.

O ICS assenta o seu ensino, investigação e extensão universitária numa rede de ligação entre os saberes, numa integração trespassada pelos Valores e Preocupações éticas.

Ana Mineiro
Diretora do ICS