Pós-Graduação em Dor

Contacts

Cursos ICS

Zita Bento

E-mail:  saude@ics.lisboa.ucp.pt
Tel: (+351) 21 721 41 47

More Information

5ª edição
Adiada para setembro 2021

Calendário brevemente disponível

Horário: Sábados - dia inteiro - 3 vezes por mês.
Regime misto: preferencialmente as aulas decorrerão na UCP, algumas aulas poderão ser leccionadas à distância.

Program Description

Mensagem da coordenação:

"A atual situação pandémica, com uma nova vaga muito agressiva, repercute-se de forma significativa na capacidade formativa, sobretudo quando uma parte importante do corpo docente da Pós-Graduação em Dor se encontra mobilizado para tarefas assistenciais inadiáveis aos doentes.
Para a Universidade Católica Portuguesa é imprescindível manter o nível qualitativo da docência e adaptar, sem compromissos, a instituição aos novos formatos alternativos por forma a que as expectativas dos alunos se cumpram.
Neste sentido, foram feitas algumas alterações ao cronograma do curso, assegurando a manutenção dos 30 ECTS, mas que só é possível implementar em Setembro deste ano."

Enquadramento do curso:

A dor, em particular na sua expressão crónica, tem forte impacto na qualidade de vida dos pacientes, repercutindo-se também, de forma significativa, nas relações estabelecidas na sua matriz social mais próxima.


Tendo em conta a elevada prevalência da dor, são indiscutíveis os importantes reflexos que determina nos sistemas de saúde e, considerando os seus custos diretos e indiretos, na própria economia. Assim, além de representar uma intensa experiência psico-biológica, a dor constitui um sério problema de saúde pública.

As respostas aos desafios associados a estes aspetos implicam a implementação de atividades formativas junto dos profissionais de saúde, o que, atendendo à sua escassa expressão curricular no pré-graduado, encontra um espaço privilegiado no pós-graduado.

A dor, como fenómeno multidimensional enquadrável num modelo bio-psico-social, requer uma avaliação e abordagens diagnóstico-terapêuticas abrangentes e efetivas. A prossecução destes objetivos depende de estratégias que, ancoradas nos mais recentes contributos do conhecimento científico, consideram o ser humano como uma unidade corpo/mente em constante interação com o ambiente.

A Pós-graduação em Dor integra a parceria do ICS/UCP com os SAMS, estruturando-se a partir da sinergia entre as competências académicas, assistenciais e estruturais das duas organizações. Neste âmbito, o seu programa representa uma oferta formativa que potencia o desenvolvimento de renovadas práticas e cuidados aos pacientes, a dinamização de reformulações organizativas dos serviços, bem como da investigação científica neste domínio. 

Destinatários

A pós-graduação em Dor do ICS/UCP-SAMS dirige-se a:

  • Médicos;
  • Médicos dentistas;
  • Psicólogos clínicos;
  • Enfermeiros;
  • Farmacêuticos;
  • Fisioterapeutas;
  • Assistentes Sociais;
  • Outros Técnicos Superiores de Saúde.

Contacts

Cursos ICS

Zita Bento

E-mail:  saude@ics.lisboa.ucp.pt
Tel: (+351) 21 721 41 47