O programa de Doutoramento poderá ser frequentado em dois regimes:

1. Regime de curso:
a) O curso é constituído por unidades curriculares de frequência obrigatória e optativa, que constituem o 1º ano do programa de doutoral;

b) É possível a creditação de unidades curriculares até ao limite legalmente estabelecido, por requerimento do candidato no ato de matrícula, mediante avaliação do respetivo curriculum vitae;

c) Os doutorandos poderão frequentar as unidades curriculares no limite de 6 semestres, findos os quais é cancelada a inscrição no curso de doutoramento.

d) Durante a realização do 2º e 3º anos, aplica-se a estes estudantes o previsto no regime tutorial.

2. Regime tutorial

Cada estudante estabelecerá desde o 1º ano, em conjunto com o(s) respetivo(s) orientador(es), o plano de atividades a desenvolver, que constarão no Relatório a apresentar anualmente (1º e 2º anos), incluindo:

a) Plano de trabalho e objetivos a atingir no final de cada ano académico, no respeitante à elaboração da tese de doutoramento.

b) Conjunto de atividades a desenvolver no âmbito temático da tese como:

  • participação em atividades de investigação dos laboratórios;
  • participação nas reuniões de tipo Journal Club agendadas com o grupo de doutorandos;
  • organização de conferências, workshops e outros eventos científicos;
  • desenvolvimento e/ou participação em trabalhos de investigação (comunicações orais, posters e artigos).

Horário

As sessões letivas das unidades curriculares obrigatórias do curso de doutoramento (1º ano) serão realizadas semanalmente às 6ªs feiras e uma vez por mês ao sábado. Excecionalmente poderão ser efetuadas sessões noutros dias da semana. Algumas dessas sessões poderão ser ministradas em inglês ou espanhol.

Horários brevemente disponíveis

As aulas decorrem maioritariamente em regime presencial execpto necessidade, em virtude do COVID-19, passarão para o regime à distância.

Na modalidade regime tutorial, as atividades têm caráter mais pontual, em horário a estabelecer, como sessões de Journal Club e participação nas atividades de laboratório. Esta situação é extensiva aos alunos do regime curso de doutoramento durante a frequência do 2º e 3º anos.

Em caso de orientação da DGS, as aulas poderão passar para o regime remoto.

Contacts

Cursos ICS

Zita Bento

E-mail:  saude.sede@ucp.pt
Tel: (+351) 21 721 41 47