Metodologia

Sessões de natureza teórico-prática, no sentido de promover a participação dos formandos, sobretudo no respeitante à sua própria experiência e dificuldades em intervir junto de crianças e jovens com necessidades complexas de comunicação, com ênfase nas situações de inclusão escolar. 

Nas sessões de natureza prática (Seminários/Workshops) o grupo será dividido ao meio, de forma a facilitar o envolvimento dos formandos nas diversas atividades.

A 2ª edição da formação avançada segue um regime de ensino maioritariamente à distância, à excepção da sessão de abertura e sessão final de discussão dos trabalhos dos formandos.
 

Avaliação

Para a obtenção dos 8 ECTS os formandos deverão cumprir uma frequência mínima de 2/3 do total de horas de formação e realizar um trabalho escrito que deverá focar-se num tema à sua escolha, dos abordados durante a formação, e de acordo com as diretrizes dos formadores. Este trabalho pode revestir a forma de um “Projeto Individual de Intervenção” ou de um “Estudo de Caso”. A avaliação será traduzida numa escala de classificação quantitativa de 1 a 20 valores, com aprovação mediante classificação igual ou superior a 10 valores.

Considerando que também se trata de uma formação acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (Registo: CCPFC/ACC-101870/18, Nº de horas acreditadas: 75), destinada a Educadores de Infância, Professores dos 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e Professores de Educação Especial, a avaliação dos formandos será formalizada numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores de acordo com a regulamentação em vigor (Carta Circular CCPFC – 2/2016, ano de 2016).

A avaliação será baseada na realização das tarefas propostas no final da formação (registo escrito e oral em pequeno grupo) e a aprovação no curso depende da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas de formação.
 

Contacts

Cursos ICS

Zita Bento

E-mail:  saude@ics.lisboa.ucp.pt
Tel: (+351) 21 721 41 47