Program Description

Tem-se verificado nas últimas décadas um aumento significativo da prática de exercício físico e de desportos em geral, o que lança novos desafios em várias áreas. Em Portugal, precisamos investir na formação científica e técnica dos profissionais de saúde que atuam nesta área, nomeadamente dos enfermeiros, no sentido de acompanhar as novas exigências em saúde colocadas à prática desportiva.

O atleta é incentivado a superar-se constantemente, nas várias dimensões da pessoa. O Enfermeiro, através da atenção à singularidade de cada um, é determinante no contributo para a saúde individual e coletiva dos atletas e praticantes de exercício físico.

Os “Padrões de Qualidade” da Ordem dos Enfermeiros destacam - relativamente à readaptação funcional - que na “procura permanente da excelência no exercício profissional, o enfermeiro conjuntamente com o cliente, desenvolve processos eficazes de adaptação aos problemas de saúde”. Assim, esta disposição também é aplicável ao enfermeiro no âmbito desportivo, na promoção e educação para a saúde, nos mais variados contextos e modalidades. Esta realidade leva a que o enfermeiro, ao intervir com o desportista, tenha de mobilizar diversas competências. É esse desenvolvimento de competências que se constitui como finalidade principal desta pós-graduação.

A Enfermagem do Desporto não existe ainda como entidade científica e profissional própria. Esta Pós-graduação em Enfermagem do Desporto visa dotar os enfermeiros de conhecimento e de competências neste domínio, promovendo assim o seu desenvolvimento.

Contacts

Cursos Enfermagem - Formação Pós-Graduada

Helena Zacarias
E-mail: helena.zacarias@ucp.pt
Tel: (+351) 21 426 98 32