Apresentação do estudo RN4CAST@PT

Universidade Catolica Portuguesa

LisboaLisboa1600
Show map

Apresentação dos resultados preliminares do estudo RN4CAST@PT: Replicação de um estudo observacional multicêntrico sobre recursos e cuidados de enfermagem em Portugal

22 de junho |  18h00 e 19h00 | Sala de Exposições
Entrada Livre mediante inscrição | Formulário de inscrição

O estudo "RN4CAST", financiado pela Comissão Europeia, foi realizado em diversos centros de investigação na Europa em mais de 12 países, e teve como objetivo central a identificação de recursos de enfermagem e a sua relação com os cuidados.

Uma equipa de investigadores do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde da Universidade Católica Portuguesa lidera a equipa de projeto, que envolve outras Unidades de Investigação do Centro e Sul do País, replica em Portugal o estudo supracitado em todos os contextos de prestação de cuidados de saúde.

Este estudo visa a caracterização do contexto organizacional da prestação de cuidados de enfermagem do país, em termos de números, rácios, atribuições, independentemente da sua natureza jurídica ou propriedade. Analisa, ainda, o seu impacto na retenção de enfermeiros e na qualidade e segurança dos cuidados.