Docente do ICS publica artigo no Observador

Terça-feira, março 21, 2023 - 10:10

A Profª Doutora Joana Rato, docente do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, publica artigo de opinião "Três ciências para saber como se aprende?" na seção ‘Caderno de Apontamentos’ do Observaodor. Esta é uma coluna que discute temas relacionados com a Educação, através de um autor convidado.

Leia o artigo na íntegra

Hoje sabemos que a disponibilidade para aprender é influenciada pelo sono, alimentação, atividade física e sensação de bem-estar e de segurança, mas há um conjunto de capacidades cognitivas que são a chave para uma aprendizagem bem-sucedida. Falar de aprendizagem sem falar de atenção, da memória de trabalho ou das funções executivas é como falar sobre um resultado esperado sem ter os recursos para alcançá-lo. Não se aprende se não se estiver atento, não se aprende se não se recordar a informação dada e não se aprende se não monitorizar os vários passos na execução de uma tarefa. Também dificilmente se aprende se não se praticar e se não tiver necessidade de obter um determinado resultado.