Descrição do Programa

No recurso aos cuidados de saúde, a pessoa surda encontra frequentemente dificuldades ao nível da comunicação, mesmo quando acompanhada por um intérprete de Língua Gestual Portuguesa, dando origem a constrangimentos no diagnóstico e no tratamento da doença. Para minimizar estas dificuldades, é necessário que os profissionais de saúde e os intérpretes tenham competências comunicativas e linguísticas para receber e transmitir a mensagem à pessoa surda.

Esta Formação Avançada pretende dotar os participantes de competências de comunicação e de terminologia em Saúde em Língua Gestual Portuguesa, que promovam a relação e a confiança entre a pessoa surda e os profissionais de saúde, facilitando o diagnóstico, o tratamento e o acompanhamento adequados, colmatando o sentimento de isolamento e de insegurança na pessoa surda, e derrubando as barreiras comunicativas entre a pessoa surda e o profissional de saúde.

Destinatários:

Num formato bilingue (língua portuguesa e língua gestual portuguesa) em regime à distância, esta Formação Avançada encontra-se estruturada e direcionada a:

  • Profissionais de Saúde (enfermeiros, técnicos de saúde, médicos, etc.)
  • Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa

Contactos

Cursos ICS

Zita Bento


E-mail:  saude.sede@ucp.pt
Tel: (+351) 21 721 41 47