Metodologia

Sessões de natureza teórico-prática, no sentido de promover a participação dos formandos, sobretudo no respeitante à sua própria experiência e dificuldades em intervir junto de crianças e jovens com necessidades complexas de comunicação, com ênfase nas situações de inclusão escolar.

Nas sessões de natureza prática (Seminários/Workshops) o grupo será dividido ao meio, de forma a facilitar o envolvimento dos formandos nas diversas atividades.

A 3ª edição da formação avançada segue um regime de ensino maioritariamente à distância, à excepção da sessão de abertura e sessão final de discussão dos trabalhos dos formandos.

Avaliação

Para a obtenção dos 8 ECTS os formandos deverão cumprir uma frequência mínima de 2/3 do total de horas de formação e realizar um trabalho escrito que deverá focar-se num tema à sua escolha, dos abordados durante a formação, e de acordo com as diretrizes dos formadores. Este trabalho pode revestir a forma de um “Projeto Individual de Intervenção” ou de um “Estudo de Caso”. A avaliação será traduzida numa escala de classificação quantitativa de 1 a 20 valores, com aprovação mediante classificação igual ou superior a 10 valores.

Considerando que foi pedida a acreditação ao Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua destinada a Educadores de Infância, Professores dos 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e Professores de Educação Especial, a avaliação dos formandos poderá ser formalizada também numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores de acordo com a regulamentação em vigor (Carta Circular CCPFC – 2/2016, ano de 2016). No entanto, aguardamos ainda parecer do pedido de acreditação.

E-mail:  saude.sede@ucp.pt