Descrição do Programa

A Supervisão Clínica e as demais estratégias de acompanhamento da aprendizagem do cuidado e do desenvolvimento profissional do enfermeiro são descritas na literatura como a estratégia destinada à promoção do desenvolvimento de competências clínicas do estudante de Enfermagem, na formação inicial ou na formação especializada, assim como em profissionais.

Nesta Pós-graduação, abordam-se as temáticas obrigatórias no respeito pelo Regulamento da Ordem dos Enfermeiros n.º 366/2018 de 14 de junho e as optativas que consideramos como complementares à formação do supervisor clínico. Esta formação, no respeito pelos referenciais regulamentares da Ordem dos Enfermeiros, permite o reconhecimento das competências, acrescida diferenciada e avançada, em Supervisão Clínica. A formação de enfermeiros em Supervisão Clínica permitirá o desenvolvimento de competências de supervisão, que contribui significativamente para a evolução da profissão e da qualidade dos cuidados assistenciais.

Os temas abordados, respondem assim ao programa formativo definido por esta regulamentação da Ordem dos Enfermeiros.

Deste modo, esta Pós-Graduação constitui-se um contributo para o desenvolvimento da Enfermagem, nesta área concreta da supervisão em contexto clínico.

Destinatários:
Enfermeiros de Cuidados Gerais e Enfermeiros Especialistas.
Número mínimo para abertura do curso: 20/30 estudantes.

 

Contactos

Cursos Enfermagem - Formação Pós-Graduada

Helena Zacarias
E-mail: helena.zacarias@ucp.pt
Tel: (+351) 21 426 98 32