Formação Avançada em Tecnologias de Apoio para a Inclusão

3ª edição
Duração do Curso:
Dezembro de 2021 a Maio de 2022

Pós-laboral, regime misto (presencial e online).

Presencial aos Sábados das 9h30 às 16h30 (uma vez por mês), por videoconferência às quartas-feiras entre as 18h00 e as 21h00.

A sessão de abertura (presencial) será no dia 11 de dezembro.

Calendário previsto:

• Dez – 11, 15
  • Jan – 05, 15, 19,26
  • Fev – 12, 16. 23
  • Mar – 12, 16, 23, 30
  • Abr – 02, 20, 27
  • Maio – 04, 11, 21, 28

(a negrito: as sessões presenciais)

APOIO DA FUNDAÇÃO Altice

O apoio prestado pela Fundação Altice viabiliza a concretização desta Formação Avançada. A Fundação Altice, tem estabelecido parcerias estratégicas com entidades ligadas ao Ensino, no sentido de desenvolver e apoiar soluções tecnológicas nos Centros de Recursos TIC para a Educação Especial, em todo o país, contribuindo significativamente para a Educação Inclusiva.

As Tecnologias de Apoio constituem uma área do conhecimento científico de natureza transdisciplinar, onde se concentram saberes de âmbitos tão diversos como a educação, reabilitação, engenharia, psicologia, serviço social, etc., que, se adequadamente enquadrados em programas terapêuticos e pedagógicos, vão proporcionar a tão ambicionada melhoria na qualidade de vida de pessoas com incapacidades físicas, sensoriais ou cognitivas. Os desenvolvimentos tecnológicos das últimas décadas, sobretudo na área das Tecnologias de Informação e Comunicação, conduziram, por um lado, a soluções relevantes para a população em geral, por outro, nalguns casos, contribuíram para a info-exclusão de pessoas idosas e com deficiência. No entanto, e aproveitando esses mesmos desenvolvimentos tecnológicos, foram sendo desenvolvidas aplicações específicas (Tecnologias/Produtos de Apoio) que permitiram uma melhoria relevante na qualidade de vida e inclusão na sociedade. No caso das pessoas com Necessidades Complexas de Comunicação, os produtos de apoio existentes no mercado, ou em desenvolvimento, têm permitido uma mais adequada "Inclusão Digital" de, por exemplo, pessoas com disfunções neuromotoras graves, utilizadoras de Comunicação Alternativa e Aumentativa, como ocorre frequentemente em pessoas com paralisia cerebral, com doenças neurológicas progressivas, sequelas de traumatismos crâneo- encefálicos, etc. Todos esses utilizadores têm beneficiado de uma forma marcante de uma melhor acessibilidade a bens e serviços através de Tecnologias de Apoio, o que origina uma mais adequada inclusão nos contextos significativos (sociais, escolares, laborais, etc.) onde se pretendem inserir.

A terceira edição desta Formação Avançada, surge na sequência das 1ª e 2ª edições realizadas em 2019 e em 2021 pelo Instituto de Ciências da Saúde, com o apoio financeiro da Fundação Altice. Dessa forma, cerca de sessenta profissionais ligados sobretudo à Educação Inclusiva beneficiaram desta formação, ainda pioneira no nosso país, que permitiu um apoio mais diferenciado à inclusão, no Ensino Regular, de alunos com necessidades educativas especiais.  As duas primeiras edições proporcionaram a professores e outros técnicos, nomeadamente, a terapeutas da fala, uma oportunidade de consolidar conhecimentos sobre múltiplas soluções tecnológicas de acessibilidade que permitiram facilitar o processo de ensino aos docentes e outros profissionais de educação, contribuindo para a melhoria das aprendizagens de alunos com necessidades educativas especiais.

Esta 3ª edição da Formação Avançada em Tecnologias de Apoio para a Inclusão (Acessibilidade Digital), centra-se novamente no domínio das Necessidades Complexas de Comunicação (Comunicação Alternativa e Aumentativa) e Tecnologias de Apoio, mas pretende também alargar a outros profissionais, que não apenas os mais especificamente ligados à área da Educação, mas que exercem a sua atividade em contextos clínicos, como sejam os Centros de Reabilitação, Hospitais (Cuidados Intensivos), Serviços de Avaliação e Intervenção, Unidades de Cuidados Paliativos e Continuados, etc.

E-mail:  saude.sede@ucp.pt