Formação Avançada em Tecnologias de Apoio para a Inclusão

2ª edição
Duração do Curso:

fevereiro a julho 2021

Pós-laboral, regime misto (presencial e online)

APOIO DA FUNDAÇÃO Altice

O apoio prestado pela Fundação Altice viabiliza a concretização desta Formação Avançada. A Fundação Altice, tem estabelecido parcerias estratégicas com entidades ligadas ao Ensino, no sentido de desenvolver e apoiar soluções tecnológicas nos Centros de Recursos TIC para a Educação Especial, em todo o país, contribuindo significativamente para a Educação Inclusiva.

As Tecnologias de Apoio constituem uma área do conhecimento científico de natureza transdisciplinar, onde se concentram saberes de âmbitos tão diversos como a educação, reabilitação, engenharia, psicologia, serviço social, etc. que, se adequadamente enquadrados em programas terapêuticos e pedagógicos, vão proporcionar a tão ambicionada melhoria na qualidade de vida em pessoas com incapacidades físicas, sensoriais ou cognitivas.

Os profissionais de Educação Especial e Reabilitação - sobretudo os que prestam apoio a alunos com disfunções neuromotoras graves - vêem-se diariamente confrontados com desafios que exigem da sua parte, não só um conhecimento adequado das consequências das patologias nos alunos que vão apoiar,  como também de soluções tecnológicas existentes no mercado (Tecnologias/Produtos de Apoio) que permitam uma melhoria da qualidade de vida desses utentes nos diversos contextos (físicos, sociais, educacionais, etc.) em que se pretendam inserir.

Muitas Escolas ou Unidades de Educação Especial e Reabilitação podem até dispor de produtos de apoio que, no entanto, não são utilizados nem rentabilizados a favor dos seus utentes, pelo facto de técnicos e docentes não terem tido formação adequada sobre o seu funcionamento e potencialidades. É, por isso, fundamental capacitar docentes e técnicos com os conhecimentos necessários sobre as tecnologias de apoio disponíveis no mercado, facilitando deste modo todo o processo de inclusão dos seus educandos, com especial relevo nas áreas da comunicação interpessoal e integração social.

Estes são os objectivos da Formação Avançada aqui proposta, destinada prioritariamente a docentes de Educação Especial, mas também aberta a outros profissionais, nomeadamente, terapeutas da fala, que apoiem alunos com disfunções neuromotoras graves incluídos no Ensino Regular.

Na presente proposta de Formação privilegiam-se as áreas da “Comunicação Alternativa e Aumentativa” e “Tecnologias de Apoio”, por proporcionarem aos professores e outros técnicos um conjunto de soluções práticas, quer em termos de estratégias de intervenção quer em termos de produção de materiais pedagógicos, que poderão melhorar substancialmente o desempenho dos portadores de disfunções neuromotoras, nomeadamente na capacitação para a comunicação, um pilar fundamental na integração social e na melhoria da qualidade de vida destes utentes.

O apoio prestado pela Fundação Altice viabiliza a concretização desta Formação Avançada, já que se enquadra nas suas vertentes de atuação relativamente à integração escolar e social da população portadora de necessidades especiais através de soluções tecnológicas de acessibilidade à Comunicação. Acresce que ao longo do tempo, a Fundação Altice, tem estabelecido parcerias estratégicas com entidades ligadas ao Ensino, no sentido de desenvolver e apoiar soluções tecnológicas nos Centros de Recursos TIC para a Educação Especial, em todo o país, contribuindo significativamente para a Educação Inclusiva.

Esta Formação surge na sequência da 1º edição realizada em 2019, também com apoio da Fundação Altice, e continua a ser pioneira no nosso país sendo uma oportunidade inédita de consolidar conhecimentos sobre múltiplas soluções tecnológicas de acessibilidade que certamente vão facilitar o processo de ensino aos docentes e outros profissionais de educação e o de aprendizagem aos alunos com necessidades educativas especiais.

E-mail:  saude.sede@ucp.pt