Diretório de Escalas validadas para Portugal

O Observatório Português dos Cuidados Paliativos (OPCP) integra nos seus objetivos a promoção da qualidade dos cuidados paliativos prestados em Portugal. A utilização de instrumentos estandardizados e validados para avaliação e registo das necessidades, problemas, complexidade dos doentes e sua família, assim como dos resultados obtidos, constitui-se como um dos indicadores de qualidade destes cuidados.

Fiel ao seu compromisso e missão, o OPCP tem vindo a desenvolver duas linhas de trabalho neste domínio. A primeira validando transcultural e psicometricamente para português de Portugal instrumentos considerados importantes para a qualidade dos cuidados. A segunda, realizando um diretório de instrumentos/escalas uteis e importantes na área dos cuidados paliativos já validadas para a nossa língua e cultura.

ESCALAS EM DESTAQUE:

DIRETÓRIO DE ESCALAS VALIDADAS PARA PORTUGUÊS EUROPEU 2020

IDC-Pal: Instrumento Diagnóstico de Complexidade em Cuidados Paliativos

Questionário GES: Avaliação de recursos e necessidades espirituais [Avaliação de recursos e necessidades espirituais e facilitação da intervenção com doentes de Cuidados Paliativos - Grupo Espiritualidade SECPAL (GES)]

Consulte aqui as escalas disponíveis, subdivididas por temas: