Pós-graduação em Neurociências da Música

E-mail:  saude.sede@ucp.pt

Início do curso adiado: setembro 2021

Horário:  As aulas têm periodicidade mensal.
Sextas-feiras das 16h às 20h e Sábados das 9h às 18/19h.

Novo calendário (brevemente disponível)

A música faz parte integrante do desenvolvimento do ser humano e provavelmente antecede-o, se atentarmos ao cantar dos pássaros que simultaneamente nos revela a sua importante função de comunicação.

Mas é com aquele que evolui ao longo das diferentes épocas, em paralelo com as outras artes, traduzindo o seu pensamento racional e emocional.

O interesse crescente na compreensão de todas as componentes da Música, desde a composição, audição, perceção e performance à sua própria influência no ser humano, não apenas de forma empírica mas com o recurso a meios tecnológicos outrora inexistentes, tem contribuído para um progresso científico substancial neste domínio.

Utilizada individualmente e em sociedade com os mais diversos fins, os potenciais efeitos benéficos da Música no âmbito do binómio saúde/doença, nomeadamente em situações do foro neurológico, têm sido alvo de interesse crescente, justificando a passagem pelo crivo da sua validação pelo recurso ao método científico.

Em termos de compreensão da sua natureza e da sua influência, a Música é pois foco do interesse das mais diversas áreas profissionais e representa um polo de confluência de saberes que justifica o atual desenvolvimento das Neurociências da Música.

É nesse contexto que o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa cria esta Pós-Graduação, abrindo-a à participação de profissionais que espelham a multidisciplinaridade do tema, dando oportunidade ao cruzamento de experiências e incentivando a investigação nas múltiplas vertentes que o compõem.

E-mail:  saude.sede@ucp.pt