Generic Bio

Docente e Investigadora na Área da Farmacologia e Alvos Terapêuticos. Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (2000), Pós-graduada em Marketing pelo IPAM (2002), Mestre em Farmácia Comunitária pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (2005) e Doutorada no ramo de Ciências da Vida na especialidade de Ciências Funcionais e Alvos Terapêuticos - Farmacologia, pela NOVA Medical School da Universidade NOVA de Lisboa (2015). A sua dissertação teve como tema “Avaliação da terapêutica anti-hipertensora em doentes com Síndroma de Apneia Obstrutiva do Sono e em ratos submetidos a hipoxia crónica intermitente”.

Possui uma experiência de cerca de 20 anos na docência, no domínio da Farmacologia, da Terapêutica e dos Mecanismos Moleculares de Doença, em instituições de ensino público (NOVA Medical School| Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa - Professora Auxiliar Convidada do Mestrado Integrado em Medicina e do Programa de Doutoramento em Medicina) e privado  (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia - Professora Auxiliar Convidada no Curso de Ciências Farmacêuticas- e  Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches (ERISA) - Professora Auxiliar Convidada  nos cursos de Enfermagem, Farmácia e Radiologia).

O seu percurso profissional inclui igualmente uma sólida experiência na investigação e na área da experimentação animal. Foi bolseira de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), membro da equipa de vários projetos financiados por esta e outras entidades nacionais e estrangeiras e, mais recentemente, investigadora do grupo “Translational Pharmacology” no CEDOC (Centro de Estudos de Doenças Crónicas, Lisboa). Durante os últimos dez anos tem-se dedicado ao estudo, em humanos e modelos animais, dos mecanismos moleculares subjacentes a algumas das mais prevalentes doenças crónicas (e.g. hipertensão, diabetes, apneia obstrutiva do sono) bem como à identificação de novos alvos terapêuticos e optimização da terapêutica farmacológica disponível no atual arsenal terapêutico. O trabalho desenvolvido traduziu-se na publicação de dezenas de artigos em Revistas nacionais e internacionais com arbitragem científica bem como nas dezenas de comunicações (orais, orais por convite e em painel) realizadas no âmbito de Congressos nacionais e estrangeiros. Nos últimos anos, teve a seu cargo a orientação de alunos de mestrado e doutoramento e foi júri de Provas Académicas na área da Farmacologia.