Docente da FCSE e investigador do NICE_Lab publica em revista Internacional

Wednesday, January 10, 2024 - 13:31

Foi publicado na revista internacional Deafness & Education International pela Profª Doutora Cassia Sofiato da Universidade de S.Paulo, Orquídea Coelho da Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação da Universidade do Porto e pelo Prof. Doutor Paulo Vaz de Carvalho da Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa, o artigo “Deaf education in Portugal and Brazil in the nineteenth century: Similarities and differences”

Veja aqui o artigo aqui

Resumo

A educação de surdos começou oficialmente em Portugal em 1823, com Pedro Aron Borg, a convite de D. João VI e de sua filha, D. Isabel. No Brasil, começou em 1857, quando Édouard Adolfo Huet Merlo fundou a primeira instituição, com a anuência de D. Pedro II. O Real Instituto para Surdos-Mudos e Cegos de Lisboa e o Imperial Instituto para Surdos-Mudos do Rio de Janeiro partilhavam o objetivo de promover o desenvolvimento intelectual e profissional dos estudantes surdos. Este estudo pretende identificar semelhanças e diferenças nas propostas pedagógicas das primeiras instituições de ensino de surdos dos dois países durante o século XIX. O estudo apresenta uma investigação documental que segue uma abordagem qualitativa. Os resultados da pesquisa concluíram que houve diferenças significativas na forma como a educação de surdos se originou em Portugal e no Brasil, e nas suas abordagens à aquisição da linguagem. No entanto, houve muitos aspetos comuns, incluindo a organização administrativa dos institutos, o desenho da proposta pedagógica e a nomeação de ex-alunos como tutores especializados de alunos surdos mais jovens. Em ambos os países, o principal objetivo das escolas era preparar os alunos surdos para a vida adulta através da formação profissional.