Developing Online Training for Deaf Staff (Dot_Deaf)
(2019 - 2021) 
(Projeto financiado pelo Programa Erasmus+: Refª 2019-1-UK01-KA202-061953)

Este projeto teve como objetivo o desenvolvimento e a criação de oportunidades de aprendizagem de qualidade para Surdos, nomeadamente, para Profissionais Surdos que trabalham com crianças surdas em centros de educação e em centros de saúde geograficamente dispersos. DOT_Deaf foi um projeto para desenvolver treino online para profissionais surdos e terapeutas gestuais que trabalham com crianças surdas gestuantes.

Este projeto internacional foi desenvolvido entre a City, University of London e a Universidade Católica Portuguesa.

 


Corpus Linguístico & Avatar da Língua Gestual Portuguesa
(2018-2022)
(Projeto financiado pela Portugal2020: Refª PTDC/LLT-LIN/29887/2017)

Investigadora Responsável: Ana Mineiro

Existe um grande fosso entre as línguas mais e menos usadas em termos de conhecimento e de recursos linguísticos disponíveis. Nas línguas gestuais, é agravado pelo recente reconhecimento destas como línguas naturais, sistemas linguísticos complexos.A Língua Gestual Portuguesa (LGP) foi apenas oficialmente reconhecida como língua de ensino pelo governo português em 1997. Este facto, acrescido do reduzido número de gestuantes de LGP, quando comparado com os falantes do Português Europeu (PE), e à inexistência de um sistema simples de armazenamento de informação linguística, contribuiu para a atual falta de conhecimento científico, de recursos linguísticos e de materiais de ensino para a LGP.

Em parte devido à falta de recursos, os surdos portugueses enfrentam dificuldades diárias no acesso à informação geral e especializada na sua própria língua. A investigação sobre a LGP tem sido lenta e incapaz de aproveitar as possibilidades oferecidas pelo suporte digital, contribuindo para o parco conhecimento linguístico desta língua, dado que ainda não existe uma base de dados e descrição linguística da LGP. A LGP não tem ferramentas e recursos linguísticos comuns a outras línguas.

Com uma equipa interdisciplinar (linguistas, linguistas computacionais, cientistas de PLN e gestuantes nativos), o LGP_Corpus&Avatar procura ajudar a reverter esta situação através de: um corpus de LGP anotado e transcrito; ferramentas e recursos linguísticos abertos e reutilizáveis para a LGP;e um Avatar tradutor de PE para LGP.

O corpus consistirá em gravações de vídeo, parcialmente já existentes no acervo da UCP, de interações linguísticas entre gestuantes, às quais será acrescentada e temporalmente alinhada informação fonológica, morfológica e sintática. Os dados serão computacionalmente compilados para uma base de dados: constituintes fonológicos, lexemas da LGP, categorias gramaticais e estruturas sintáticas, lemas equivalentes em PE e tradução para o PE.

O PE2LGP desenvolvido pelo INESC-ID, um protótipo de avatar que traduz EP para LGP em tempo real, será aprimorado com os dados dos recursos linguísticos desenvolvidos no LGP_Corpus&Avatar, e disponibilizado online para a comunidade surda.

O LGP_Corpus&Avatar criará recursos, fornecendo-os tanto à comunidade gestuante como a investigadores através de uma interface de acesso livre: (i)acervo digital da LGP; (ii)corpus de LGP linguisticamente anotado e com tradução alinhada para PE; (iii)vocabulário fundamental da LGP, pesquisável através de segmentos gestuais ou por palavra equivalente em PE; (iv)módulo de avatar gestuante capaz de sintetizar a base de dados; (v)avatar gestuante com tradução PE para LGP. Espera-se que estes recursos contribuam para a investigação e ensino da LGP e para o desenvolvimento de ferramentas linguísticas e computacionais e de tecnologias de comunicação (nomeadamente de acessibilidade) que possam melhorar a interação gestuante-máquina, contribuindo para a inclusão da comunidade surda na sociedade portuguesa.

No âmbito deste projeto, foi construído o Portal da LGP (disponível brevemente).



Projeto Sem Barreiras - Emergência da Língua Gestual de São Tomé e Príncipe
(2014-2015) (Projeto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian)

Investigadora Responsável: Ana Mineiro

O projeto Sem Barreiras foi desenvolvido numa parceria da CUF Infante Santo com a Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (LGP Language Research LAB) e o Ministério da Educação de São Tomé e Príncipe, e albergado pelo Instituto Marquês Valle Flôr.

Este projeto teve como objetivo reunir as condições favoráveis para a emergência de uma língua gestual na comunidade surda santomense. Através de encontros regulares entre surdos santomenses num espaço único, coordenados e registados por uma investigadora surda e gestuante de Língua Gestual Portuguesa, foi possível incitar a comunidade para a emergência de uma língua gestual.

Deste projeto resultou um corpus transcrito com o registo de encontros entre a comunidade surda santomense e um dicionário com o registo dos primeiros gestos – Dicionário da Língua Gestual de São Tomé e Príncipe


Projeto CLIC: Cognição e Linguagem em Crianças com Implante (2014)

(Projeto financiado pela FCT: Refª: EXPL/MHC-LIN 0449/2013)

Investigadora Responsável: Ana Mineiro

Este projeto teve como propósito analisar e descrever os parâmetros de desenvolvimento da linguagem e cognitivos de crianças surdas com implante coclear (IC). Neste projeto, estabeleceu-se o inventário fonético e descreveu-se o conhecimento fonológico da linguagem oral na população estudada. Foi medida também a Extensão Média de Enunciado em palavras (EME-p) como medida de desenvolvimento da linguagem oral. O projeto resultou também num corpus transcrito de discurso espontâneo de Português Europeu de crianças surdas com IC (http://corpusaquilgp.ics.lisboa.ucp.pt:8080).

Através deste projeto, obteve-se a avaliação cognitiva de todas as crianças surdas com IC identificadas.

 

Portal da LGP (2011)

(Projeto financiado pelo Instituto Nacional de Reabilitação (INR)

Investigadora Responsável: Ana Mineiro

Este projeto teve como objetivo a recolha de elementos linguísticos da Língua Gestual Portuguesa para serem computacionalmente modulados num modelo 3D.

 

AQUI_LGP: Corpus Longitudinal da Aquisição da Língua Gestual Portuguesa
(2010-2013)

(Projeto financiado pela FCT: Refª: PTDC/CLE-LIN/111889/2009)

Investigação Responsável: Ana Mineiro

Este projeto teve com principal objetivo iniciar o desenvolvimento de estudos no âmbito da aquisição precoce da Língua Gestual Portuguesa (LGP). Com a colaboração de uma equipa multidisciplinar, foi constituído um corpus longitudinal de aquisição da LGP em crianças surdas, CODAS e surdas com implante coclear. Este corpus encontra-se transcrito em conformidade com as metodologias adotadas em outros projetos internacionais de corpora gestual (http://corpusaquilgp.ics.lisboa.ucp.pt:8080).

 

DICIONÁRIOS TERMINOLÓGICOS DE LGP (2006-2010)

(Projeto financiado pela Fundação PT)

Equipa Coordenadora: Ana Mineiro, Amílcar Morais, Ana Silva, Isabel Morais, Patrícia Carmo, Mafalda Antunes, Marta Morgado

Este projeto teve como objetivo criar um dicionário terminológico em Língua Gestual Portuguesa de surdos e para surdos em três eixos do conhecimento científico: ciências da linguagem, neurociências e biologia, e ciências da educação.


OBSERVA_LGP: OBSERVATÓRIO DE LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA (2006-2010)

Equipa Coordenadora Responsável: Ana Mineiro, Amílcar Morais

Este observatório teve como propósito recolher, observar e registar gestos neológicos de cariz terminológico em Língua Gestual Portuguesa. Contou com a participação dos alunos surdos gestuantes da Licenciatura PRO_LGP.


TURMA PILOTO EM LGP (2006-2010)

(Projeto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian)

Equipa Coordenadora: Alexandre Castro Caldas, Ana Mineiro, Maria Vânia Nunes

Este projeto criou materiais científicos e pedagógicos bilingues (Língua Portuguesa/ Língua Gestual