Formação Avançada em Tecnologias de Apoio para a Inclusão

Duração do Curso:
janeiro a junho 2019

Horário:
Sábados, dia inteiro, quinzenalmente.

APOIO DA FUNDAÇÃO PT

O apoio prestado pela Fundação PT viabiliza a concretização desta Formação Avançada. A Fundação PT, tem estabelecido parcerias estratégicas com entidades ligadas ao Ensino, no sentido de desenvolver e apoiar soluções tecnológicas nos Centros de Recursos TIC para a Educação Especial, em todo o país, contribuindo significativamente para a Educação Inclusiva.

As Tecnologias de Apoio constituem uma área do conhecimento científico de natureza transdisciplinar, onde se concentram saberes de âmbitos tão diversos como a educação, reabilitação, engenharia, psicologia, serviço social, etc. que, se adequadamente enquadrados em programas terapêuticos e pedagógicos, vão proporcionar a tão ambicionada melhoria na qualidade de vida em pessoas portadoras de incapacidade.

Os profissionais de Educação Especial e Reabilitação - sobretudo os que prestam apoio a pessoas com disfunções neuromotoras graves - vêem-se diariamente confrontados com desafios que exigem da sua parte, não só um conhecimento adequado das consequências das patologias que atingem os utentes que vão apoiar, como também das soluções tecnológicas existentes no mercado (Tecnologias/Produtos de Apoio) que permitem uma melhoria da qualidade de vida desses utentes nos diversos contextos (físicos, sociais, educacionais, etc.) em que se pretendam inserir.

Muitas Escolas ou Unidades de Educação Especial e Reabilitação já dispõem de tecnologias de apoio que acabam por não ser utilizadas nem rentabilizadas a favor dos seus utentes, pelo facto, dos respetivos técnicos e docentes não terem tido formação adequada sobre o seu funcionamento e potencialidades.

É, por isso, fundamental capacitar os educadores com os conhecimentos necessários sobre as soluções tecnológicas disponíveis no mercado, facilitando deste modo todo o processo de desenvolvimento dos educandos gravemente afetados, com especial relevo nas áreas da comunicação interpessoal e na sua integração social.

Estes são os alicerces da Formação Avançada aqui proposta, destinada prioritariamente a docentes de Educação Especial, mas também aberta a outros profissionais (com ênfase nos terapeutas) que apoiem alunos com disfunções neuromotoras graves, incluídos no Ensino Regular.

Na presente proposta de Formação privilegia-se o carácter transdisciplinar das áreas da “Comunicação Aumentativa e Tecnologias de Apoio”, por proporcionarem aos professores e outros técnicos um conjunto de soluções práticas, quer em termos de estratégias de intervenção quer em termos de produção de materiais pedagógicos, que poderão melhorar substancialmente o desempenho dos portadores de disfunções neuromotoras, nomeadamente na capacitação para a comunicação, que como sabemos é um pilar fundamental na integração social e na melhoria da qualidade de vida destes utentes.

Este curso é realizado sob a coordenação científica do ICS-UCP e é apoiado pela Fundação PT no âmbito da missão de responsabilidade social que representa, no universo Altice Portugal.

O apoio prestado pela Fundação PT viabiliza a concretização desta Formação Avançada, já que se enquadra nas suas vertentes de atuação relativamente à integração escolar e social da população portadora de necessidades especiais através de soluções tecnológicas de acessibilidade à comunicação. Acresce que ao longo do tempo, a Fundação PT, tem estabelecido parcerias estratégicas com entidades ligadas ao Ensino, no sentido de desenvolver e apoiar soluções tecnológicas nos Centros de Recursos TIC para a Educação Especial, em todo o país, contribuindo significativamente para a Educação Inclusiva.

Esta Formação é pioneira e é uma oportunidade inédita de consolidar conhecimentos sobre múltiplas soluções tecnológicas de acessibilidade que certamente vão facilitar o processo de ensino aos educadores e o de aprendizagem aos portadores de necessidades especiais.