Pós-Graduação em Mente, Cérebro e Educação

Direção do Instituto Ciências da Saúde

Dra. Débora Oliveira

Próxima edição ainda não se encontra prevista no calendário académico.

Horário:  Sexta-feiras, das 17h30 às 21h30;
                Sábados, das 09h00 às 13h00 e 14h00 às 16h00

Caso deseje consultar o programa detalhado, por favor contactar Direção do Instituto de Ciências da Saúde

Acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua
Registo: CCPFC/ACC-84237/15, Nº Créditos: 5.2

Os progressos havidos nos últimos anos sobre o conhecimento da estrutura e do funcionamento do cérebro abriram portas para a exploração de múltiplas áreas transdisciplinares. Uma delas, naturalmente, diz respeito aos processos de aprendizagem e aos fatores que os influenciam. Assim nasceu, há cerca de duas décadas, um novo campo de pesquisa científica que se tem dedicado à translação do conhecimento científico das Neurociências para o domínio das Ciências da Educação.

Mente, Cérebro e Educação, Neurociência Educacional ou Neuroeducação são alguns dos termos que têm surgido na literatura para definir o novo campo científico onde confluem as Neurociências, a Psicologia e a Educação. O surgimento de algumas sociedades, como International Mind, Brain and Education Society, e grupos de interesse especiais (e.g., Brain, Neurosciences and Education SIG of AERA; Neuroscience and Education SIG of EARLI) tem dado um contributo significativo para apoiar e promover a interação sinérgica entre Mente, Cérebro e Educação. Trata-se de um campo científico que tem suscitado um interesse crescente nos investigadores, clínicos e, mais recentemente, um grande entusiamo por parte dos profissionais da área da educação havendo, por vezes, expectativas irrealistas no que diz respeito ao potencial contributo das Neurociências para o seu campo de atuação. Neste sentido, é importante apostar na formação para potenciar o diálogo interdisciplinar e aproximar a investigação neurocientífica da prática educativa.

A Pós-Graduação em Mente, Cérebro e Educação insere-se no projeto educativo do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, que vem agora acrescentar à oferta formativa já existente relacionada com esta área científica (ex: Mestrado de Neuropsicologia, de Linguística Clínica), uma nova área do saber que constitui uma interface entre o conhecimento do funcionamento do cérebro e os processos de ensino-aprendizagem. Este curso procura ser o ponto de partida para a criação de uma plataforma para que professores e cientistas possam desenvolver uma pesquisa neuroeducacional colaborativa.

Destinatários:

Professores dos 1º, 2º e 3º ciclos, Ensino Secundário e Ensino universitário e Outros profissionais de educação.

Direção do Instituto Ciências da Saúde

Dra. Débora Oliveira