Joana Rodrigues Rato

Investigador/Outro

Doutorada em Ciências da Saúde, na especialidade de Neuropsicologia, pelo Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Católica Portuguesa (UCP), com D.E.A. em Neuropsicologia Clinica pela Universidad de Salamanca e licenciatura em Psicologia da Educação.

Atualmente desenvolve trabalho de Pós-Doutoramento no Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS) do ICS-UCP, com bolsa financiada pela FCT, com o projeto Mind, Brain and Education: A school-university partnership, a partir do qual está a formar o primeiro grupo de trabalho em Mente, Cérebro e Educação.

Em 2013 recebeu o Award da James S. McDonnell Foundation que permitiu ser Alumni na 3rd Latin-American School for Educational, Cognitive and Neural Sciences e em 2015 ganhou o Prémio de Mérito da Fundação D. Pedro IV.

Os seus interesses de investigação passam pela Neuropsicologia aplicada à Educação com foco na avaliação neuropsicológica no pré-escolar.

Other

Achieving a successful relationship between Neuroscience and Education: The views of Portuguese teachers

Caldas, A., Rato, J. , Rato, J.R.. (2011). Achieving a successful relationship between Neuroscience and Education: The views of Portuguese teachers. Procedia - Social and Behavioral Sciences
Other

Competências matemáticas emergentes: Avaliação neuropsicológica de crianças em idade pré-escolar

Rato, J. (2010). Competências matemáticas emergentes: Avaliação neuropsicológica de crianças em idade pré-escolar. Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Paper

Executive functioning of Portuguese preschoolers in the Shape School test: A cross cultural study

Caldas, A., Rato, J., Ribeiro, F. , Rato, J.R.. (2017). Executive functioning of Portuguese preschoolers in the Shape School test: A cross cultural study. Applied Neuropsychology: Child
Paper

Executive functioning of Portuguese preschoolers in the Shape School test: A cross cultural study

Rato, J., Caldas, A. , Rato, J.R.. (2018). Executive functioning of Portuguese preschoolers in the Shape School test: A cross cultural study. Applied Neuropsychology: Child
Paper

Forging a new path for Educational Neuroscience: An international young-researcher perspective on combining neuroscience and educational practices

Rato, J. , Pincham, H.L.. (2014). Forging a new path for Educational Neuroscience: An international young-researcher perspective on combining neuroscience and educational practices. Trends in Neuroscience and Education
Paper

Mente, Cérebro e Educação: Um campo transdisciplinar em expansão

Rato, J. (2014). Mente, Cérebro e Educação: Um campo transdisciplinar em expansão. Povos e Culturas
Other

Neurociências e educação: Realidade ou ficção?

Rato, J. (2010). Neurociências e educação: Realidade ou ficção?. Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Paper

Neuromyths in education: what is fact and what is fiction for Portuguese teachers?

Caldas, A., Rato, J. , Rato, J.R.. (2013). Neuromyths in education: what is fact and what is fiction for Portuguese teachers?. Educational Research
Book Chapter

Projecto «Informar...Prevenir...Amar» (no âmbito da saúde e sexualidade)

Rato, J. (2004). Projecto «Informar...Prevenir...Amar» (no âmbito da saúde e sexualidade). Edições Universitárias Lusófonas
Book Chapter

Variáveis motoras preditoras da gnósia digital de crianças em idade pré-escolar

Rato, J. (2015). Variáveis motoras preditoras da gnósia digital de crianças em idade pré-escolar. Estudos em desenvolvimento motor da criança VIII