O Doutoramento em Ciências da Cognição e da Linguagem tem 6 linhas de investigação:

Linhas Supervisores
1. Desenvolvimento típico e atípico da linguagem

Estudos recentes, especialmente com utilização de neuroimagem, têm demonstrado a existência de um “período crítico” muito precoce, para a aprendizagem das características fonológicas da língua e a importância desta fase para o posterior desenvolvimento de outras áreas como a morfologia e a sintaxe. O estudo do desenvolvimento da linguagem desde fases muito precoces e a análise da possível interação entre as várias dimensões da linguagem no decurso do que é considerado desenvolvimento típico e também no desenvolvimento atípico (por ex. Perturbação Específica de Linguagem), serão aceites como projetos de investigação.

Profª Maria Emília Santos;

Prof. António Benítez-Burraco, Universidade Huelva, Espanha;

Profª Ana Margarida Abrantes, FCH-UCP

2. Línguas gestuais e surdez

As línguas gestuais são objetos interessantes de investigação porque nos conduzem ao encontro das questões das propriedades universais das línguas, assim como dos mecanismos que subjazem à génese das línguas. Também a questão da surdez, tanto na perspetiva biológica, como na perspetiva cultural, enquadra-nos na mais moderna investigação sobre, por exemplo, implantes cocleares. Nesta linha de investigação serão aceites temas sobre linguística das línguas gestuais, neurolinguística do “cérebro surdo”, implantes cocleares, bimodalidade, bilinguismo e aquisição e desenvolvimento da linguagem. Aceitaremos ainda temas relacionados com educação de surdos.

Profª Ana Mineiro;

Prof Alexandre Castro Caldas;

Profª Maria Emília Santos;

3. A escola e o cérebro

Nesta linha encontram-se disponíveis duas áreas de estudo:

a) O impacto da ausência de escolaridade na organização do cérebro. Foi publicado já muito trabalho neste domínio, tendo ficado em aberto múltiplas questões. Há um tempo próprio para aprender que é necessário aproveitar, sob risco de se perder a oportunidade.

b) As neurociências e a educação. A compreensão dos mecanismos cerebrais responsáveis pela aprendizagem tem criado oportunidades de estudo da adaptação das competências cerebrais aos modelos de ensino e aprendizagem.

Prof. Maria Vânia Silva Nunes

Doutora Joana Rato - investigadora CIIS

Prof. Filipa Ribeiro

4. Recuperação e reabilitação após lesão cerebral adquirida

As sequelas de lesão cerebral adquirida, nomeadamente dos acidentes vasculares cerebrais e dos traumatismos crânio-encefálicos, a nível cognitivo e comportamental, podem afetar de modo permanente o indivíduo, com consequências diversas tanto a nível escolar/ profissional, como a nível familiar e/ou psicossocial. Serão aceites projetos que desenvolvam qualquer destas componentes em populações de jovens ou adultos e também projetos que visem a implementação de programas de reabilitação que envolvam áreas cognitivas e/ou de comunicação.

Profª Maria Emília Santos

Profª Maria Vânia Nunes

Doutor Martin Lauterbach, Hospital da Luz
Doutora Sandra Guerreiro, Centro de Reabilitação Profissional de Gaia

5. Envelhecimento e memória

O envelhecimento da população é uma conquista que deve ser celebrada, mas que acarreta desafios. Acarreta alterações ao nível cognitivo, nomeadamente ao nível da memória, podendo envolver outras alterações cognitivas e comportamentais. Serão aceites trabalhos que estudem qualquer destas componentes. Serão também aceites projetos que visem a implementação de programas de estimulação cognitiva no envelhecimento normal ou de reabilitação no envelhecimento patológico.

Profª Maria Vânia Silva Nunes

Profª Filipa Ribeiro

6. Cognição e Saúde em transculturalidade

Esta linha tem como objetivo o  estudo da plasticidade da Consciência, enquanto característica da Mente/Corpo que permite aos humanos atuarem de acordo com as circunstâncias, aprenderem com a experiência e explorarem novas oportunidades. Por isso desenvolvemos estudos, nomeadamente, sobre as funções da Alternância Vigília, Sono e Sonho e sobre as situações multiculturais e transculturais vividas pelas pessoas.

Prof. António Mendes Pedro

Testimonial

Marisa Silva Raposo

Musicoterapeuta