O Grau de Doutor em Enfermagem será conferido pela elaboração e defesa de uma tese original na área de Enfermagem, exigindo-se aos candidatos que demonstrem capacidade de compreensão da área disciplinar, competências, aptidões e domínio de métodos de investigação e tenham realizado investigação que mereça a divulgação a nível nacional e internacional.

Para a concepção do projecto de investigação que sustentará a tese, oferece-se um Curso de Doutoramento que integra unidades curriculares que poderão totalizar até 60 créditos ECTS.

Cada crédito corresponde a 25 horas de trabalho. O número de créditos por unidade curricular fundamenta-se nas horas de contacto e de trabalho do aluno, que inclui, entre outros, a investigação individual para aprofundamento de conhecimentos e para a elaboração de trabalhos e artigos científicos, a apresentação pública em seminários e discussão em sala de aula.

Considerando o previsto no Decreto-lei 74/2006, de 25 de Março, o grau de Doutor em Enfermagem será concedido a quem demonstre:

  • capacidade de compreensão sistemática na área científica de Enfermagem;
     
  • competências, aptidões e domínio dos métodos de investigação na área de Enfermagem;
     
  • capacidade para conceber, projectar, adaptar e realizar uma investigação significativa respeitando as exigências de qualidade e integridade académicas;
     
  • ter realizado um conjunto significativo de trabalhos de investigação original, que tenha contribuído para o alargamento das fronteiras do conhecimento em Enfermagem, parte do qual mereça a divulgação nacional ou internacional em publicações com comité de selecção;
     
  • ser capaz de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas na área de Enfermagem e da Saúde em geral;
     
  • ser capaz de comunicar com os seus pares, a restante comunidade académica e a sociedade em geral, sobre a área de Enfermagem em que é especializado;
     
  • ser capaz de, numa sociedade baseado no conhecimento, promover, em contexto académico e ou profissional, o progresso tecnológico, social ou cultural.

Em todas as unidades curriculares os estudantes deverão demonstrar a compreensão dos domínios estudados pela elaboração de textos, artigos científicos e exposição em actividades científicas, das suas ideias e investigações, sujeitos a avaliação.

Previamente à defesa da tese, o estudante deverá, no mínimo, ter publicado em revista internacional indexada na SCOPUS um artigo na sua área de investigação.

ECTS
Semestral Perspetivas sobre Teoria de Enfermagem 12
Semestral Enfermagem Avançada 6
Semestral Educação em Enfermagem - Opcional 6
Semestral História e Filosofia de Enfermagem - Opcional 6
Semestral Gestão de Unidades de Saúde e Serviços de Enfermagem - Opcional 6
Semestral Metódos de Investigação I 6
Semestral Metódos de Investigação II 12
Semestral Metódos de Investigação III 12
Anual Seminário de Projeto 12
Anual Tese 180

Contactos

Cursos Enfermagem - Formação Pós-Graduada

Otilia Calheiros
E-mail: otilia@ics.lisboa.ucp.pt
Telf: (+351) 21 722 50 75