Descrição - Projeto Capacitar para Proteger

O  projeto Capacitar para Proteger pretende desenvolver competências nos estudantes, no âmbito da promoção da literacia em saúde em vários contextos na comunidade. Nasce de necessidades identificadas nas populações, capacitando-as para práticas seguras, no âmbito da promoção da saúde em março de 2020 durante a pandemia de COVID-19. Poderá evoluir para outras problemáticas em saúde de acordo com as necessidades identificadas na sociedade e mantendo os objetivos centrais no desenvolvimento de competências dos estudantes. Atualmente, encontra-se centrado na capacitação da população na prevenção da COVID-19, através de formações, nomeadamente no incremento de práticas conscientes que promovam um ambiente seguro e previnam a transmissão do vírus.

As formações são direcionadas a diferentes contextos, nomeadamente entidades parceiras, de acordo com os setores de atividades de maior risco na transmissão do SARS-CoV-2, das quais se destacam: Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, Serviços de Apoio Domiciliário, Creches, Infantários e Pré-escolar, Instituições de ensino básico, secundário e superior.

Os conteúdos das formações encontram-se sistematizados em itens comuns a todos os contextos formativos, desde a doença COVID-19 àHigienização das mãos, bem como itens adaptados a cada contexto específico e realidade social, onde se planeiam conteúdos formativos que apresentam uma aplicabilidade no quotidiano de cada grupo-alvo, como por exemplo, equipamentos de proteção individual, ambiente de trabalho/universitário seguro, ser profissional/estudante.

Todos os conteúdos abordados encontram-se atualizados de acordo com a evidência científica, as orientações nacionais e internacionais de entidades competentes e de reconhecido mérito, tais como, Direção Geral de Saúde, Organização Mundial de Saúde, Center of Disease Control, assim como em documentos normativos que sistematizam os principais conteúdos funcionais dos formandos envolvidos em cada contexto formativo. As formações são planeadas e realizadas por estudantes de enfermagem, com orientação de docentes. A discussão final conta com a tríade formandos, estudantes e professores.

Bibliografia

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