Coordenação do Centro de Enfermagem da Católica de Lisboa (CEC)

  • Profª Filipa Andrade
  •  Profª Filipa Veludo

Integrada na missão da Universidade Católica Portuguesa, a escola de enfermagem de Lisboa criou em 2014, o Centro de Enfermagem da Católica (CEC), como unidade de extensão universitária do ICS-UCP, visando a prestação de serviços à comunidade, o ensino e a investigação na sua área de conhecimento.

A legislação nacional e diretivas internacionais exigem que a formação em Enfermagem comporte, no mínimo, 2300 horas de formação em contexto real de prestação de cuidados, a que chamamos ensino clínico, no pressuposto que só neste contexto se pode verificar/avaliar se o estudante adquiriu e desenvolveu as "competências profissionais" que permitem o exercício da profissão de Enfermeiro. Integrado na formação científica dos estudantes a escola oferece a possibilidade de os estudantes integrarem projetos em que desenvolvam responsabilidade social universitária, tornando-se a escola um espaço de promoção e de desenvolvimento da pessoa humana. Por outro lado, o desenvolvimento destes projetos possibilita integrar projetos de investigação, passíveis de implementar modelos inovadores de intervenção.

Os projetos do CEC são desenvolvidos em parceria com grupos profissionais, empresas, organizações de saúde ou outras entidades da comunidade. Cada um destes projetos tem coordenação própria, integrando uma equipa de colaboradores que poderão incluir docentes da UCP, estudantes dos três ciclos de estudo, recém-licenciados e membros de outras áreas disciplinares/científicas.