O doutoramento em Ciências da Cognição e Linguagem tem uma forte ligação com o Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS). Neste centro, a Translational Neuroscience Plattform, liderada pelo Professor Doutor Alexandre Castro Caldas alberga dois laboratórios de investigação com características própias:

Os alunos participarão nas atividades de investigação dos laboratórios podendo inserir os seus temas de investigação de tese nas atividades desenvolvidas, ainda que possam também desenvolver autonomamente investigação não albergada pelos laboratórios.

O Doutoramento em Ciências da Cognição e da Linguagem tem 4 áreas de investigação:

  Supervisores
1. Desenvolvimento típico e atípico da linguagem

Estudos recentes, especialmente com utilização de neuroimagem, têm demonstrado a existência de um “período crítico” muito precoce, para a aprendizagem das características fonológicas da língua e a importância desta fase para o posterior desenvolvimento de outras áreas como a morfologia e a sintaxe. O estudo do desenvolvimento da linguagem desde fases muito precoces e a análise da possível interação entre as várias dimensões da linguagem no decurso do que é considerado desenvolvimento típico e também no desenvolvimento atípico (por ex. Perturbação Específica de Linguagem), serão aceites como projetos de investigação.

Profª Maria Emília Santos;

Mestre Sofia Lynce de Faria

2. Línguas gestuais e surdez

As línguas gestuais são objetos interessantes de investigação porque nos conduzem ao encontro das questões das propriedades universais das línguas, assim como dos mecanismos que subjazem à génese das línguas. Também a questão da surdez, tanto na perspetiva biológica, como na perspetiva cultural, enquadra-nos na mais moderna investigação sobre, por exemplo, implantes cocleares. Nesta linha de investigação serão aceites temas sobre linguística das línguas gestuais, neurolinguística do “cérebro surdo”, implantes cocleares, bimodalidade, bilinguismo e aquisição e desenvolvimento da linguagem. Aceitaremos ainda temas relacionados com educação de surdos.

Profª Ana Mineiro

Mestre Mara Moita

Doutor Paulo Carvalho

Mestre Helena Carmo

Mestre Sebastião Palha

 

 

3. A escola e o cérebro

Nesta área encontram-se disponíveis duas sub-áreas de estudo:
a) O impacto da ausência de escolaridade na organização do cérebro.
b) As neurociências e a educação no que respeita a compreensão dos mecanismos cerebrais responsáveis pela aprendizagem e o estudo das competências cerebrais relativas aos modelos de ensino e aprendizagem.

Prof. Alexandre Castro Caldas

Doutora Joana Rato - investigadora CIIS

 

4. Envelhecimento e doenças neurodegenerativas,

O envelhecimento da população é uma conquista que deve ser celebrada, mas que acarreta desafios. Acarreta alterações cognitivas e comportamentais. Serão aceites trabalhos que estudem qualquer destas componentes.

Prof. Alexandre Castro Caldas

 

 

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Zita Bento

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