PREVENT IT | Risk Management and Prevention of Antibiotics Resistance

PREVENT IT | Risk Management and Prevention of Antibiotics Resistance é um projeto de três anos (2019-2022) financiado pelo programa Erasmus+ (2014-2020) da Comissão Europeia, através da sua linha de financiamento para projetos de capacitação do Ensino Superior (CHBE – Higher Education Capacity Buidling). Este projeto tem como visão contribuir para um futuro em que cada indivíduo esteja devidamente informado sobre os problemas relacionados com a resistência a antibióticos (ABR) e capacitado com a educação apropriada para lidar com este problema.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2050, a AMR deverá ser a principal causa de morte, sendo responsável por mais óbitos do que o cancro e a diabetes, conjuntamente. A OMS realçou também que é necessário investir na consciencialização e na compreensão dos mecanismos da AMR, através de uma comunicação, educação e formação eficazes.

Um estudo preliminar conduzido pelo consórcio PREVENT IT destacou a ausência de módulos académicos sobre a gestão de risco e a prevenção da ABR e uma baixa consciencialização da sociedade indiana sobre este tema. Face a este contexto, várias universidades europeias estão a apoiar universidades indianas e Organizações Não Governamentais ONG) a desenvolver novos currícula dedicados à AMR. Este projeto visa responder aos desafios identificados através, entre outros, do desenvolvimento e disponibilização de cursos online, de sessões de consciencialização nomeadamente com recurso às redes sociais – estabelecendo um laboratório vivo para a formação de especialista, estudantes e profissionais de saúde.

O projeto é coordenado pela Universidade de Chitkara Punjab e envolve a participação de quatro universidades europeias - a Universidade Rīga Stradiņš, a Universidade de Milão, a Universidade de Maastricht e a Universidade Católica Portuguesa (UCP, através do ICS - Instituto de Ciências da Saúde). O consórcio PREVENT IT também conta com a participação de cinco universidades indianas – Universidade Amrita V. V., Instituto de Tecnologia Industrial  Kalinga, Academia de Educação Superior de Manipal, Universidade Internacional Symbiosis, e  duas ONGs indianas, a Rural Institute for People’s Enlightenment e a Voluntary Health Association of Tripura.