Descrição do Programa

A Organização Mundial de Saúde prevê um aumento de 75% nos casos de cancro. Esse número deve-se não apenas à melhoria dos métodos de diagnóstico precoce, mas a diversos factores em particular nutricionais e de estilos de vida. Um dos grandes problemas do doente com cancro e que altera o prognóstico, é a sua ingestão, estado nutricional e metabolismo. Por esse facto, a presente Pós-Graduação em Nutrição em Oncologia é dirigida a uma diversidade de perfis académicos e profissionais, oferecendo temas relevantes e novas estratégias neste domínio. É dirigida a profissionais que atuem em todas as etapas do tratamento de doentes oncológicos, permitindo-lhes desenvolver competências na prevenção e resolução de problemas nutricionais, fisiológicos e metabólicos inerentes à população em geral e à população doente. A formação incluirá a temática da população de doentes em meio hospitalar, mas também em ambulatório e a nível dos cuidados de saúde primários. Integrará também temas como a nutrição artificial com o uso de fórmulas pré-concebidos para uso per os, para nutrição artificial por via entérica e parentérica, investigação clínica e desenhos de estudo de investigação.

Os resultados obtidos nas anteriores edições deste Curso, com trabalhos publicados e realizados no âmbito desta pós-graduação, aconselham à sua re-edição nesta área do conhecimento. Têm crescente visibilidade e reconhecimento a participação em congressos da especialidade nacionais e internacionais com trabalhos originais, publicações científicas em revistas internacionais com peer-review e elevado factor de impacto, prémios e distinções científicas, bem como o interesse verificado no aprofundamento de diversas matérias, nomeadamente no âmbito de projectos de investigação multicêntricos.

É neste contexto que o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, em colaboração com a Universidade de Maastricht, disponibiliza a presente Pós-graduação. O corpo docente integra profissionais de Centros de Investigação/Centros de Referência e de Prestação de Cuidados em nutrição e em oncologia, com forte background académico e larga experiência clínica na área de especialização.

Cursos - ICS

Hélio Tavares