Doutorada em Ciências da Saúde, na especialidade de Neuropsicologia, pelo Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Católica Portuguesa (UCP), com D.E.A. em Neuropsicologia Clinica pela Universidad de Salamanca e licenciatura em Psicologia da Educação.

Atualmente desenvolve trabalho de Pós-Doutoramento no Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS) do ICS-UCP, com bolsa financiada pela FCT, com o projeto Mind, Brain and Education: A school-university partnership, a partir do qual está a formar o primeiro grupo de trabalho em Mente, Cérebro e Educação.

Em 2013 recebeu o Award da James S. McDonnell Foundation que permitiu ser Alumni na 3rd Latin-American School for Educational, Cognitive and Neural Sciences e em 2015 ganhou o Prémio de Mérito da Fundação D. Pedro IV.

Os seus interesses de investigação passam pela Neuropsicologia aplicada à Educação com foco na avaliação neuropsicológica no pré-escolar.

Other

Achieving a successful relationship between Neuroscience and Education: The views of Portuguese teachers

Caldas, A., Rato, J., , A. , Rato, J.R.. (2011). Achieving a successful relationship between Neuroscience and Education: The views of Portuguese teachers. Procedia - Social and Behavioral Sciences
Paper

Auditory-verbal memory in children with different academic achievements

Rato, J. , Rato, Joana R.. (2016). Auditory-verbal memory in children with different academic achievements.
Other

Competências matemáticas emergentes : desempenho neuropsicológico de crianças em cidade pré-escolar = emergent math skills : neuropsychological performance in prescholl - aged children

Rato, J. , Rato, Joana Maria Rodrigues. (2014). Competências matemáticas emergentes : desempenho neuropsicológico de crianças em cidade pré-escolar = emergent math skills : neuropsychological performance in prescholl - aged children.
Other

Competências matemáticas emergentes: Avaliação neuropsicológica de crianças em idade pré-escolar

Rato, J. (2010). Competências matemáticas emergentes: Avaliação neuropsicológica de crianças em idade pré-escolar. Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Paper

Executive functioning of Portuguese preschoolers in the Shape School test: A cross cultural study

Caldas, A., Rato, J., Ribeiro, F. , Rato, J.R.. (2017). Executive functioning of Portuguese preschoolers in the Shape School test: A cross cultural study. Applied Neuropsychology: Child
Paper

Executive functioning of Portuguese preschoolers in the Shape School test: A cross cultural study

Rato, J., Caldas, A. , Rato, J.R.. (2018). Executive functioning of Portuguese preschoolers in the Shape School test: A cross cultural study. Applied Neuropsychology: Child
Paper

Forging a new path for Educational Neuroscience: An international young-researcher perspective on combining neuroscience and educational practices

Rato, J. , Pincham, H.L.. (2014). Forging a new path for Educational Neuroscience: An international young-researcher perspective on combining neuroscience and educational practices. Trends in Neuroscience and Education
Other

Guia De Boas Práticas De Ensino Online Em Contexto De Emergência Para Alunos Surdos Durante A Pandemia Da Doença COVID-19

Rato, J. , Rato, Joana. (2020). Guia De Boas Práticas De Ensino Online Em Contexto De Emergência Para Alunos Surdos Durante A Pandemia Da Doença COVID-19.
Paper

Mente, Cérebro e Educação: Um campo transdisciplinar em expansão

Rato, J. (2014). Mente, Cérebro e Educação: Um campo transdisciplinar em expansão. Povos e Culturas
Other

Neurociências e educação: Realidade ou ficção?

Rato, J. , Rato, Joana. (2010). Neurociências e educação: Realidade ou ficção?. Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Other

Neurociências e educação: Realidade ou ficção?

Caldas, A., Rato, J. , Rato, Joana. (2010). Neurociências e educação: Realidade ou ficção?. VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Book

Neuromitos. Ou o que realmente sabemos sobre como funciona o nosso cérebro.

Rato, J., Caldas, A. , Castro-Caldas, Alexandre. (2020). Neuromitos. Ou o que realmente sabemos sobre como funciona o nosso cérebro.. Contraponto Editores
Paper

Neuromyths in education: what is fact and what is fiction for Portuguese teachers?

Caldas, A., Rato, J., , A. , Rato, J.R.. (2013). Neuromyths in education: what is fact and what is fiction for Portuguese teachers?. Educational Research
Book

Neuropsicologia do Desporto e do Movimento Humano.

Rato, J. , Rato, Joana. (2018). Neuropsicologia do Desporto e do Movimento Humano.. Climepsi Editores
Book Chapter

Projecto «Informar...Prevenir...Amar» (no âmbito da saúde e sexualidade)

Rato, J. (2004). Projecto «Informar...Prevenir...Amar» (no âmbito da saúde e sexualidade). Edições Universitárias Lusófonas
Book

Quando o cérebro do seu filho vai à escola.

Rato, J., Caldas, A. , Rato, Joana. (2017). Quando o cérebro do seu filho vai à escola.. Verso de Kapa
Paper

Stuttering Impact: A Shared Perception for Parents and Children?

Rato, J. , Rocha, M.. (2019). Stuttering Impact: A Shared Perception for Parents and Children?. Folia Phoniatrica et Logopaedica
Paper

Temperament, Executive Functioning, and Anxiety in School-Age Children Who Stutter

Rato, J. , Rocha, M.S.. (2019). Temperament, Executive Functioning, and Anxiety in School-Age Children Who Stutter. Frontiers in Psychology
Paper

The impact of stuttering on Portuguese school-age children as measured by the OASES-S

Rato, J. , Mónica Rocha. (2020). The impact of stuttering on Portuguese school-age children as measured by the OASES-S. Speech, Language and Hearing
Book Chapter

Variáveis motoras preditoras da gnósia digital de crianças em idade pré-escolar

Rato, J. (2015). Variáveis motoras preditoras da gnósia digital de crianças em idade pré-escolar. Estudos em desenvolvimento motor da criança VIII