ICS-Américo José Pinheira Pereira

Professor Auxiliar

Em 1990 licenciou-se em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa (Lisboa), com a apresentação de trabalho de Seminário de Licenciatura sobre Nietzsche, orientado pelo Senhor Professor Doutor Manuel Barbosa da Costa Freitas, com 18 valores média final global de 16,13 valores. Obteve o grau de Mestre em Filosofia em 1997, pela mesma Universidade, com a defesa da Dissertação A Relação entre o Acto e o Ser na obra De l’Acte de Louis Lavelle, orientada pelo Senhor Professor Doutor Manuel Barbosa da Costa Freitas, com a classificação de Summa cum Laude. Em 2006 obteve o grau de Doutor em Filosofia, também pela Universidade Católica Portuguesa, com a defesa da Dissertação Fundamentação ontológica da ética na obra de Louis Lavelle, orientada pelo Senhor Professor Doutor Manuel Barbosa da Costa Freitas, com a classificação de Magna cum Laude.

Actualmente é Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. É membro do Conselho Científico da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, do Conselho Científico do Instituto de Estudos de Religião da UCP e da Sociedade Científica da mesma Universidade.

É membro da Direcção da Revista Itinerarium e investigador efectivo do CEFi, de cuja direcção faz parte e onde investiga a dimensão ontológica da filosofia de Louis Lavelle.

Na sua actividade docente tem leccionado nas Faculdades de Teologia e de Ciências Humanas, bem como no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa as disciplinas na área da História da Filosofia Antiga, Axiologia e Ética, Bioética, Ontologia, Filosofia do Trabalho e da Técnica, Filosofia da Religião, Epistemologia, Filosofia da Linguagem, Filosofia da Arte e da Técnica, Antropologia Filosófica, Antropologia Religiosa, Sócioantropologia da Saúde para além de vários seminários de especialidade nas mesmas áreas.

Participou em várias dezenas de conferências e palestras científicas. Organizou e co-organizou cerca de duas dezenas de encontros científicos.

É autor de doze livros e co-autor de vinte e dois. Tem cerca de quarenta artigos científicos publicados em revistas científicas nacionais e estrangeiras. Tem cerca de cento e quarenta artigos de diversa índole publicados on-line em publicações nacionais e internacionais.