Carina Freitas

Colaboradores

Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (2000).
Mestrado em Neurociências pela Faculdade de Medicina de Lisboa (2008).
Especialidade em Psiquiatria da Infância e da Adolescência no Hospital de Dona Estefânia (2008), em Lisboa, com estágios realizados no Hospital de Santa Maria, CAT das Taipas, Hospital Júlio de Matos, Newcastle UniversityHospital.

Assistente Convidada para as disciplinas de Neuroanatomia e Neuropsicologia no Tronco das Neurociências do Mestrado Integrado de Medicina na Faculdade de Ciências da Vida da Universidade da Madeira, em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (2009-2014).

Doutoramento em Ciências Médicas e Neurociências pelo Institute of Medical Science da Universidade de Toronto, Canadá, onde desenvolveu a sua tese investigando as bases neurológicas da perceção musical em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (2014-2020). Foi bolseira da FCT e ganhou 5 prémios de excelência académica na Universidade de Toronto (valor total de 22.600 CAD). Em 2017 foi premiada pela Federation of Portuguese Canadian Business &Professionals e em 2018 foi selecionada para o programa “SummerSchool - Autism Research Training” financiado pela agência federal Canadian Institutes of Health Research (CIHR).

Pós-graduação em Media & Medicina pela Harvard Medical School, Estados Unidos (2020).

Assistente Graduada de Pedopsiquiatria e atualmente desenvolve atividade clínica no Serviço de Pedopsiquiatria do Serviço Regional de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM, EPERAM).

As suas principais áreas de interesse são: neurociências da música, Perturbação do Espectro do Autismo, intervenções com música, artes na saúde, comunicação em saúde.