IMVF e ICS editam manual de português para surdos são-tomenses

Quarta-feira, março 27, 2019 - 13:45
O manual “Na Escola da Rosa e do Tomé”, da autoria de Sebastião Palha e Ana Mineiro, com prefácio do primeiro-ministro são-tomense, Jorge Bom Jesus, vai ser apresentado no próximo dia 27 de março de 2019, às 15 horas, no Centro Cultural Português, na cidade de São Tomé.

A sessão de abertura vai contar com representantes da Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe e da UNICEF, com o administrador executivo e diretor de projetos do IMVF, Ahmed Zaky e com o Ministro da Saúde são-tomense, Edgar Neves. O encerramento ficará a cargo da Ministra da Educação e Ensino Superior são-tomense, Julieta Rodrigues.

Este manual, concebido para fornecer ferramentas para a aprendizagem da leitura e da escrita do português durante o 1.º ciclo de ensino básico, pretende promover um estímulo à socialização e integração destes alunos surdos na escola e na sociedade.

Dividido em três unidades: “Eu e a Escola”, “Eu e a Família e a Casa” e “Eu e os Outros”, os textos retratam temas da vida quotidiana dos surdos, a sua relação com a escola, a sua posição na família, as emoções e as suas relações com o mundo exterior. A escrita foi inspirada em obras da literatura infantil e as ilustrações, originais, foram adaptadas à cultura de São Tomé e Príncipe e à realidade da comunidade surda.

Este manual deve ser acompanhado pelo Dicionário da Língua Gestual de São Tomé e Príncipe, editado em 2014 no quadro do projeto Sem Barreiras, e por atividades e fichas que os docentes venham a elaborar para trabalhar sobre estes conteúdos. É um manual transversal a todo o 1.º ciclo, podendo ser usado do 1.º ao 4.º ano, com diferentes estratégias de aprendizagem.

Editado pelo IMVF e pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, contando com o apoio da Unicef e com a parceria do Ministério da Educação e Ensino Superior de São Tomé e Príncipe, este manual é dedicado a todos os surdos são-tomenses, pelo seu direito à Educação, e a todas as instituições que, em São Tomé e Príncipe, se dedicam ao ensino de surdos.

 

Próximos Eventos

20
Jan
17:00
21
Jan
16:00