Docentes de Enfermagem realizam o 8th Comprehensive Systematic Review Training Program

Quinta-feira, Janeiro 17, 2019 - 18:28

A Prof.ª Filipa Veludo e a Prof.ª Cândida Ferrito, Docentes de Enfermagem da UCP, realizaram o 8th Comprehensive Systematic Review Training Program na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E).

Este curso de 35 horas, que vai já na oitava edição, faz parte da atividade do Portugal Centre for Evidence Based Practice: a JBI Centre of Excellence (PCEBP), acolhido na UICISA: E, estando inserido no respetivo eixo estratégico de desenvolvimento para a síntese e implementação da ciência, que visa incrementar a prática baseada na evidência, atuando numa rede internacional de cerca de 70 centros colaboradores para promover a síntese, transferência e implementação de ciência.

«O JBI Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP) visa preparar investigadores e profissionais da saúde e educação para desenvolver, conduzir e reportar revisões sistemáticas da literatura, usando o software JBI-System for the Unified Management, Assessment and Review of Information (SUMARI)», explica o diretor adjunto do PCEBP, João Alves Apóstolo.

De acordo com o professor da ESEnfC, «as revisões sistemáticas de elevada qualidade permitem a produção de materiais de rápido consumo para os utilizadores finais da ciência com o objetivo de diminuir a lacuna existente entre a investigação e prática clínica e, assim, prestar cuidados de saúde de elevado valor».

“Introdução aos cuidados de saúde baseados na evidência e às revisões sistemáticas”, “Revisões sistemáticas de evidência quantitativa” e “Revisões sistemáticas de evidência qualitativa e texto e opinião” são os três módulos desta formação de cinco dias, que permite, ainda, que os formandos se tornem revisores acreditados pelo Joanna Briggs Institute (JBI).

Participaram no 8th Comprehensive Systematic Review Training Program investigadores e clínicos da Universidade Católica Portuguesa, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, do Hospital Curry Cabral, do Instituto Português de Oncologia - Coimbra, da Universidade Federal São João del-Rey, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho e da Universidade Federal de Goiás.

Desde 2016 que o PCEBP é um centro de excelência do JBI, pois cumpre os critérios mínimos anuais de produtividade exigidos por esta organização.

Atualmente, o PCEBP dispõe de três formadores – professores João Apóstolo, Rogério Rodrigues e Ana Filipa Cardoso –, que para poderem ministrar esta formação tiveram de completar com sucesso o curso JBI Comprehensive Systematic Review Training Program Train-the-Trainer.

Sediado na Austrália, na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Adelaide, o JBI é um centro internacional de pesquisa e desenvolvimento sem fins lucrativos, que tem a incumbência de promover e apoiar a síntese, a transferência e utilização da evidência científica, com vista à melhoria dos resultados de saúde a nível mundial.

 

Próximos Eventos

20
Jan
17:00
21
Jan
16:00