Paulo Vaz de Carvalho

Professor Auxiliar

Paulo Vaz de Carvalho é doutorado em Ciências da Saúde: Linguística da Língua Gestual Portuguesa pela Universidade Católica Portuguesa. Mestre em Ciência da Educação: Educação, Comunicação e Linguagem pela Universidade Nova de Lisboa. É licenciado em História pela Universidade Lusíada.

Publicou os livros “Breve História dos Surdos no Mundo e em Portugal” (2007), o livro “A Herança do Abade de L’Épée na viragem do século XVIII para o século XIX”(2013), “A Educação de Surdos na Casa Pia de Lisboa: Resenha histórica”(2019) e três manuais didáticos da Licenciatura PRO-LGP da Universidade Católica Portuguesa: “História da Educação de Surdos I” (2009); “História da Educação de Surdos II“(2011) e “Estudos Surdos I: Obras de Referência” (2013) Foi Coordenador da Unidade de Investigação do Instituto Jacob Rodrigues Pereira (IJRP) de 2005 a 2018.

É coordenador da equipa de Lisboa do Projeto Internacional “Spread the Sign” (www.spreadthesign.com) coordenado pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Foi coordenador do Projeto Erasmus+ KA2 “Give me a Sign” (www.giveasign.org).

Coordenou o dicionário escolar “Academia LGP” (http://academialgp.weebly.com) financiado pela Fundação Altice.

Participou como bolseiro da FCT de pós-doutoramento no projeto Corpus Linguístico & Avatar da Língua Gestual Portuguesa (PTDC/LLT­LIN/29887/2017)

É Professor Adjunto Convidado na Escola Superior de Educação de Setúbal. Presentemente é Investigador integrado no Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Participou, ainda, como orador em várias conferencias a nível nacional e internacional com vários artigos publicados em revistas nacionais e internacionais.  Recebeu dois prémios e uma menção honrosa pelos 20 anos do Reconhecimento da Língua Gestual Portuguesa na Constituição da República.

Efetuou várias formações em Língua Gestual Portuguesa (LGP) desde o início dos anos 90.

As suas presentes áreas de investigação são, História da Comunidade Surda, Educação de Surdos e Lexicografia das Línguas Gestuais.

Ciência ID: 031C-5A23-FEBD

Book

A Educação de Surdos na Casa Pia de Lisboa: Resenha Histórica

, P. , Lourenço Leal, Christiana. (2019). A Educação de Surdos na Casa Pia de Lisboa: Resenha Histórica. Casa Pia de Lisboa IP./Althum.com
Paper

A Educação de Surdos no Brasil e o legado dos países europeus

, P. , Vaz de Carvalho, Paulo. (2021). A Educação de Surdos no Brasil e o legado dos países europeus. Revista Educação em Questão
Paper

A educação de surdos no Brasil no século XIX e o legado de países europeus

, P. , Cássia Geciauskas Sofiato. (2021). A educação de surdos no Brasil no século XIX e o legado de países europeus. Revista Educação em Questão
Paper

A Emergência do Léxico de Especialidade na Língua Gestual Portuguesa: Proposta de Construção de um Dicionário Bilíngue Bidirecional onine

, P. , Carvalho, Paulo. (2016). A Emergência do Léxico de Especialidade na Língua Gestual Portuguesa: Proposta de Construção de um Dicionário Bilíngue Bidirecional onine. Ideação, Revista do Centro de Educac¸a~o, Letras e sau´de Campus de Foz do Iguac¸u´, Brasil
Book

A Herança do Abade de L'Épée na Viragem do século XVIII para o século XIX

, P. , Carvalho, Paulo. (2013). A Herança do Abade de L'Épée na Viragem do século XVIII para o século XIX. The Factory
Other

A Mulher Surda na II Guerra Mundial

, P. , Carvalho, Paulo. (2019). A Mulher Surda na II Guerra Mundial.
Paper

Aspectos da Polissemia na Língua Gestual Portuguesa

, P. , Carvalho, Paulo. (2008). Aspectos da Polissemia na Língua Gestual Portuguesa. Polissemia
Book

Breve História dos Surdos no Mundo e em Portugal

, P. , Carvalho, Paulo. (2007). Breve História dos Surdos no Mundo e em Portugal. Surd'Universo
Paper

Cognitive Studies in Portuguese Sign Language: work in progress

, P. , Carvalho, Paulo. (2009). Cognitive Studies in Portuguese Sign Language: work in progress. Cadernos de Saúde
Paper

CURRÍCULO DE LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA

, P. , Helena do Carmo. (2022). CURRÍCULO DE LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA. Momento - Diálogos em Educação
Other

Educação bilíngue para alunos surdos: uma experiência portuguesa

, P. , Carvalho, Paulo. (2012). Educação bilíngue para alunos surdos: uma experiência portuguesa.
Other

Educação Bilíngue para Surdos: Uma Experiência Portuguesa

, P. , Carvalho, Paulo. (2012). Educação Bilíngue para Surdos: Uma Experiência Portuguesa. A Educação de Surdos em Debate
Other

Estudos Surdos I

, P. , Carvalho, Paulo. (2012). Estudos Surdos I. Católica Editora
Book Chapter

Experiências de educação bilíngue para surdos: Entrelaçamentos entre Brasil e Portugal

, P. , Vaz de Carvalho, Paulo. (2021). Experiências de educação bilíngue para surdos: Entrelaçamentos entre Brasil e Portugal. Educação de Surdos, Linguagens e Experiências
Paper

From sign elicitation to the construction of a Linguistic Corpus: Designing a Reference Corpus of Portuguese Sign Language

, P. , Vaz de Carvalho, Paulo. (2020). From sign elicitation to the construction of a Linguistic Corpus: Designing a Reference Corpus of Portuguese Sign Language.
Other

História da Educação de Surdos I

, P. , Carvalho, Paulo. (2010). História da Educação de Surdos I. Católica Editora
Book

História da Educação de Surdos II

, P. , Carvalho, Paulo. (2011). História da Educação de Surdos II. Católica Editora
Paper

História da Educação de Surdos no distrito de Setúbal. Medi@ções, 9(1), 92–111.

, P. , Vaz de Carvalho, Paulo. (2021). História da Educação de Surdos no distrito de Setúbal. Medi@ções, 9(1), 92–111.. Medi@ções
Paper

Materiais lexicográficos e pedagógicos para a educação de surdos: revisitando a história e as produções

, P. , Paulo Vaz de Carvalho. (2020). Materiais lexicográficos e pedagógicos para a educação de surdos: revisitando a história e as produções. Perspectiva
Book Chapter

O Ensino Sistemático de Vocabulário a alunos surdos

, P. , Carvalho, Paulo. (2013). O Ensino Sistemático de Vocabulário a alunos surdos. Cartografias da Surdez
Paper

O ensino sistemático de vocabulário a alunos surdos: um projecto de investigação-ação

, P. , Carvalho, Paulo. (2014). O ensino sistemático de vocabulário a alunos surdos: um projecto de investigação-ação. Arqueiro
Paper

PORTUGUESE SIGN LANGUAGE CURRICULUM

, P. , Helena Carmo. (2022). PORTUGUESE SIGN LANGUAGE CURRICULUM. Momento - Diálogos em Educação
Other

The linguistic resources used in children's stories in LGP: Little Red Riding Hood

, P. , Almeida, Inês. (2020). The linguistic resources used in children's stories in LGP: Little Red Riding Hood. SIGN10
Other

Um bando nas Cócegas do Vento

, P. , Carvalho, Paulo. (2019). Um bando nas Cócegas do Vento.