PARCERIA COM A ESCOLA SECUNDÁRIA PEDRO NUNES

A Escola Secundária Pedro Nunes realizou um protocolo com a Universidade Católica de Lisboa há seis anos, sendo o Curso de Suporte Básico de Vida ministrado aos nossos alunos. Todas as turmas de 9.º ano e as turmas de 12.º ano de Ciências e Tecnológicas têm usufruído desta parceria, uma vez que esta temática faz parte do currículo dos alunos nos anos referidos.


Este Projeto tem sido de extrema importância para os alunos e para a escola uma vez que, além do conhecimento dos conceitos teórico, têm tido a componente prática que se tem revelado fundamental para a aquisição e consolidação de conhecimentos.

A equipa que ministra estas ações, nomeadamente a Professora Doutora Isabel Rabiais e o senhor Enfermeiro José Rodrigues, revelam um elevado nível de eficácia e eficiência no que concerne à exposição dos conteúdos bem como relativamente à orientação de todo o processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, esta é uma das ações fundamentais no Projeto Saúde+ desenvolvido na E.S.P.N.


PARECIA COM O COLÉGIO ST. PETER'S SCHOOL

Na vanguarda do ensino em Portugal, o St. Peter’s International School sempre proporcionou à sua comunidade escolar, iniciativas, ações de formação e atividades que permitissem um ensino mais prático e enriquecedor, nomeadamente na área da Saúde.

Em 2013, o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, na pessoa da professora Isabel Rabiais e sua equipa, passou a fazer parte integrante das nossas ações de formação.

Desde então, temos sido agraciados, anualmente, com a ação de formação intitulada, Capacitar para Salvar. Esta ação abrange a unidade de Suporte Básico de Vida, que faz parte do currículo da disciplina de Ciências Naturais de 6º e 9º anos de escolaridade.

Este ano, e apesar do contexto pandémico em que vivemos, não foi exceção. Com um formato diferente, manteve-se a qualidade e a dinâmica de outros tempos, contando com a presença de 275 alunos divididos em duas sessões de 60 minutos. Como em anos anteriores, a ação de formação foi novamente um sucesso.

 

PARCERIA COM O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO RESTELO

Desde 2013, que a Escola Secundária do Restelo/AERestelo e o Núcleo de Enfermagem da Universidade Católica de Lisboa, coordenada pela professora Isabel Rabiais, mantêm uma colaboração/parceria – minicurso Suporte Básico de Vida (SBV).

Este consiste na lecionação durante cerca de 90m dos conteúdos mais importantes sobre SBV, de uma forma dinâmica e prática.

O publico alvo é essencialmente os alunos do 3º ciclo, 9ºano, uma vez que uma das metas curriculares da disciplina de Ciências Naturais, é Organismo Humano em Equilíbrio - Suporte Básico de Vida, no entanto sempre que possível foi e será ministrado a outros níveis de ensino.

Foi, ainda, possível a realização do minicurso para professores e funcionários. A disponibilidade da equipa da UCLisboa tem sido sempre no sentido de se adaptar ao funcionamento da Escola como os horários, espaço e características de cada turma. O feedback tem sido sempre muito bom!

Os alunos referem sempre a aula do SBV como uma das que mais gostaram e que lhes foi mais importante. Porque os ensinamentos/conteúdos lecionados são muito importantes, este ano letivo, devido à pandemia, o curso será ministrado via zoom.

O AERestelo agradece toda a colaboração, disponibilidade e simpatia da equipa da UCLisboa – núcleo de enfermagem gostaria de mantê-la e alargá-la a outros conteúdos. Porque saber salvar uma vida é importante.