O curso tem a duração de 192 horas presenciais, correspondentes a 30 ECTS.

Calendário previsto:

• 6, 7, 13, 14, 20 e 21 de março
  • 3, 4, 17 e 18 de abril
  • 8, 9, 22 e 23 de maio
  • 5, 6, 19 e 20 de junho
  • 3, 4, 10, 11 e 17 de julho
  • 11, 12, 25 e 26 de setembro
  • 9, 10, 23 e 24 de outubro
  • 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de novembro
  • 11, 12, 18 e 19 de dezembro
  • 8, 9, 22, e 23 de  janeiro
  • 5, 6, 12, 13 e 19 de fevereiro

Módulo I - Ciência Política (8h) (Currículo da União Europeia)
Coordenação científica: Professor Doutor André Azevedo Alves
(LSE - London School of Economics and Political Science and University of Oxford - U.K.) - IEP - UCP

Módulo II - Direito Público (Constitucional e Administrativo) de Segurança Social, Direito do Trabalho e Direito Biomédico (22h) (Currículo Português estrito)
Coordenação Científica: Professor Doutor José João Abrantes
Pró-Reitor da Universidade Nova de Lisboa, Catedrático da Faculdade de Direito

Módulo III - Medicina Social Europeia - Peritagem médica na Segurança Social (114h) (Currículo de União Europeia)
Coordenação Científica: Dr. Joaquim Margalho Carrilho e Dra. Anabela Alves
EUMASS/UEMASS States Representatives Council - European Union

Lição inaugural - Académico convidado do Conselho Científico da «EUMASS/UEMASS - European Union of Medicine in Assurance and Social Security - European Union»

1) Modelos Compensatórios - CIF-OMS / ICF-WHO (avaliação baseada na comparação salarial ou rendimentos/capacidade de ganho e  avaliação baseada nas capacidades profissionais) para reabilitação profissional e incapacidade permanente e avaliação de incapacidades temporárias com subsídio financeiro social.

2) Modelos Indemnizatórios - «Guides to the Evaluation of Permanent Impairment - 6th Edition - American Medical Association» (que condiciona o livro acessório «Disability evaluation under Social Security - US Social Security Administration») bem como o uso em Portugal da Tabela Nacional de Incapacidades para Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais.

Módulo IV. Medicina Social Portuguesa Prática - Peritagem Médica na Segurança Social (48 horas) (Currículo Português estrito) Juntas Médicas: SVI – ISS,I.P. ; C.G.A. ; ADSE, I.P. e proteção contra os Riscos e Doenças Profissionais