Testemunhos Estudantes

Cristiana Bernardo

Estudante Finalista da Licenciatura em Enfermagem (T11)
Escola Secundária Stuart de Carvalhais

Desde pequena que sabia que queria trabalhar na área da saúde, mas na minha ingenuidade com 4 anos de idade, achava que queria ser médica. Foi até chegar ao secundário que percebi que isso não era uma possibilidade e procurei perceber qual era realmente a área da saúde pela qual queria envergar.

Após alguma pesquisa e aproveitando os dias em que as faculdades se disponibilizam para ir às escolas secundárias percebi que o meu futuro seria na Enfermagem.

Escolhi a Escola de Enfermagem de Lisboa do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa pelo seu plano curricular onde iniciamos ensinos clínicos, estágios, no primeiro ano, uma coisa que sinto que mudou completamente a minha evolução como futura enfermeira. E pelo facto de estar inserida num campus duma universidade onde a diversidade de pessoas é gigante.

Após 4 anos nesta magnífica escola não me arrependo nem um bocadinho, o acompanhamento e o carinho que desenvolvemos com os Professores e funcionários é soberbo e como somos uma escola pequena conseguimos ter uma ligação de amizade com os outros anos e colegas que é difícil de encontrar.

Escrevo este testemunho como um agradecimento, uma vez que esta escola me tornou uma pessoa melhor e uma Enfermeira com "E" grande.

Mafalda Ribeiro

Estudante Finalista da Licenciatura em Enfermagem (T11)
Escola Secundária Damião de Goís (Alenquer)

Desde cedo que sabia que o meu lugar no mundo profissional seria na área da saúde, junto da Pessoa, atendendo às suas necessidades, de forma a promover o seu bem-estar. Talvez por isso, a minha primeira opção e pela qual lutei muito durante o secundário tenha sido a Enfermagem.

Este amor foi crescendo através da participação na Summer School, onde não só ganhei mais certezas de que era mesmo isto que queria como foi aqui que encontrei o meu lugar – A UCP.

Escolher a Escola de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa em Lisboa como primeira opção, foi escolher um curso ambicioso com um ensino exigente, durante 4 anos, com componentes téoricas, mas também com componentes práticas que nos ajudam a ganhar a realidade desta profissão e a colocarmos em prática aquilo que a instituição nos ensina.

Agora que me encontro a pequenos passos do fim, afirmo que nunca por um dia me arrependi da decisão que tomei e que hoje, sou uma pessoa melhor graças a esta família. Um sentimento gratificante por todos e por poder afirmar que, graças à UCP, serei uma Enfermeira de Excelência.

Maria Inês Silva

Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho

Desde muito cedo que sabia que o meu futuro seria ligado à saúde. Sabia que queria ajudar o outro e estar lá para o outro em todas as fases da sua vida. Não sabia ainda o que queria dentro deste mundo da saúde, mas a ida do ICS à minha antiga secundária permitiu-me decidir que Enfermagem seria a minha profissão do futuro. Seria o que eu queria ser. Permitiu-me, também, decidir que a Universidade Católica Portuguesa seria a minha primeira escolha, seria a família que eu queria que me acompanhasse nestes quatro anos tão importantes da minha vida.

Na UCP encontrei um ensino bastante exigente e que requer muito estudo, mas ao mesmo tempo bastante humano, com uma proximidade constante e um espírito académico único fazendo de nós excelentes futuros Enfermeiros. Não me arrependo da profissão que escolhi e também não me arrependo do lugar que escolhi para completar esta fase da minha vida.

Mariana Batista

Escola Secundária de Odivelas

Desde pequena que sabia que queria cuidar do outro, por isso sabia que Enfermagem era a profissão que melhor se enquadrava naquilo que quero ser.

No dia em que visitei a universidade pela primeira vez, sabia que era o sítio certo para mim e que era na Universidade Católica que queria iniciar o meu percurso académico. A decisão que tomei foi sem dúvida a correta, e tem vindo a exceder as expectativas que tinha inicialmente.

Durante estes 3 anos, é notável o conhecimento que fui adquirindo, bem como a evolução no meu autoconhecimento e confiança. Criei memórias que sei que vão ficar para a vida, na tuna, nos ensinos clínicos e nas aulas.

A comunidade académica é fantástica, sempre me senti integrada. Criei amizades que sei que levo para a vida.

Os docentes estão sempre disponíveis para nos ajudar, criando uma relação de proximidade de modo a que os alunos possam exprimir quais as maiores dificuldades. Todos se esforçam para que saibamos realmente o que é a arte, a disciplina científica e profissão que é a Enfermagem!

Ricardo Cerejo

Estudante do 3º ano da Licenciatura em Enfermagem (T12)
Escola Secundária Rainha D. Amélia (Lisboa)

Fazer um balanço do meu crescimento, desde que entrei na Escola de Enfermagem (Lisboa) do ICS-UCP, revela-se um misto de nostalgia com um sentimento de evolução enorme.

A forma de ver o mundo e o outro foram alterados para uma perspetiva mais abrangente e holística da pessoa, família e/ou comunidade alvo dos meus cuidados, sendo esta a visão que, para mim, sempre caracterizou a Enfermagem. Esta Escola correspondeu a essas expectativas, contribuindo assim para a certeza de que escolhi o rumo certo.

A comunidade académica, com o seu espírito característico de uma grande família, permite a integração de todos os que por aqui passam e fazemos amizades para a vida, até porque “o curso não se faz sozinho”!

O corpo docente mostra-se disponível e preocupado, transmitindo desde o primeiro dia a confiança necessária para nós, estudantes, aceitarmos os desafios que  envolvem esta arte que é ser Enfermeiro!

Gabinete de Marketing e Comunicação

Dra. Joana Borges de Almeida