Candidaturas 2022/2023

Para ingressar na Licenciatura de Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde (80 vagas) são necessárias algumas etapas bem como o cumprimento de alguns requisitos que devem ser preenchidos pelo candidato.

Nesse sentido, pode consultar abaixo informações sobre as candidaturas à Licenciatura em Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde:

Condições de Acesso | Regime Geral
(via 12.º ano - estudantes do secundário)

Para se candidatar à Licenciatura por esta via, o estudante necessita de ter:

Ensino secundário completo
Prova de Ingresso: Biologia e Geologia ou Biologia e Geologia + Física e Química ou Biologia e Geologia + Matemática
Pré-requisito: Grupo A - comunicação interpessoal comprovada por atestado médico

Calendário previsto de Candidaturas (via 12º ano/Regime Geral)

Início de candidaturas em julho 2022

Início das aulas: setembro 2022

Cálculo da classificação de candidatura:

• Classificação final do curso do ensino secundário - 60%;
  • Classificação da(s) prova(s) de ingresso - 40%.

Notas mínimas:

• Nota mínima de candidatura: 100 pontos (0 a 200);
  • Nota mínima da prova de ingresso: 95 pontos (0 a 200)

Candidaturas Transferências e Mudanças de curso | Reingresso | Titulares de Curso Superior

A candidatura à licenciatura em Enfermagem deve ser apresentada dentro dos prazos abaixo indicados, mediante entrega de toda a documentação exigida, podendo ser submetida de duas formas: presencialmente ou por correio.

Documentos a apresentar:

• 1 Fotografia tipo passe;
  • Cartão de cidadão;
  • Certificado do curso que frequenta/terminou com classificações;
  • Conteúdos programáticos das unidades curriculares realizadas, (caso pretenda solicitar equivalências);
  • Prova de Ingresso de Biologia e Geologia (à excepção de Detentores de Licenciatura).

Para estudantes internacionais e especificidades destes regimes especiais, por favor contactar saude.sede@ucp.pt

Nota: Candidatos a Mudança de Curso e Transferência são obrigados a entregar os conteúdos programáticas de cada Unidade Curricular. Os Titulares se quiserem creditações solicitam na matricula e aí têm de entregar os conteúdos.

Calendário de Candidaturas (Regime Especial)

Início de candidaturas em maio 2022

Início das aulas: setembro 2022

A candidatura poderá ser feita por EMAIL (rosa.ferreira@ucp.pt)
A entrega da documentação original será feita PRESENCIALMENTE após agendamento (rosa.ferreira@ucp.pt)

Estudantes internacionais

Informamos que estará brevemente disponível o calendário para a 1ª fase de candidaturas ao abrigo do Estatuto do Estudante Internacional (EEI) para os programas de Licenciatura 2022/2023.

Inicio das aulas – setembro 2022

A candidatura poderá ser feita ONLINE no nosso site Aqui

Para mais informações, envie um email para saude.sede@ucp.pt

Candidaturas Maiores de 23

Para se candidatar neste regime, o candidato necessita de ter os seguintes requisitos:

Completar 23 anos até 31 de Dezembro de 2020
Não ser titular de habilitação de acesso ao ensino superior
Satisfazer o pré-requisito: Grupo A - comunicação interpessoal comprovada por atestado médico

Os candidatos são sujeitos a uma prova especial, que tem lugar no Instituto de Ciências da Saúde e cobre as seguintes áreas:

a) Cálculo de áreas e volumes
b) Noções básicas de Trigonometria
c) Análise de gráficos e tabelas
d) Cálculos aritméticos elementares

Biologia
a) Organização geral das células
b) Evolução; agentes de evolução
c) Respiração celular

a) Constituição da matéria (átomos, moléculas, iões)
b) Acerto de equações químicas

Para além destas áreas, a prova escrita contempla ainda a capacidade de interpretação e de expressão escrita, quer em língua portuguesa, quer em língua inglesa.

A candidatura à licenciatura em Enfermagem deve ser apresentada dentro dos prazos indicados, mediante entrega de toda a documentação exigida, podendo ser submetida presencialmente ou por correio.

Documentos a apresentar:

• 1 Fotografia tipo passe;
  • Cartão de cidadão;
  • Curriculum Vitae (CV) escolar e profissional atualizado e assinado;
  • Documentos (diplomas, certificados de habilitações, cartas de recomendação) que o candidato considere úteis para demonstrar o CV apresentado;
  • Declaração, sob compromisso de honra, de que o candidato não é titular de habilitação de acesso ao ensino superior e/ou de um curso superior.

Calendário de Candidaturas (Maiores de 23)

Início de candidaturas em maio 2022

Início das aulas: setembro 2022

A candidatura poderá ser feita por EMAIL (rosa.ferreira@ucp.pt)