No ano letivo de 2005-2006, o Instituto de Ciências da Saúde acolheu o primeiro Mestrado em Língua Gestual Portuguesa organizado em parceria com o Instituto Jacob Rodrigues Pereira e coordenado pela Doutora Maria Augusta Amaral e pelo Doutor Amândio Coutinho.
Deste primeiro mestrado surgiu um vasto campo de investigação na área da interface entre cérebro e linguagem, e suas implicações na investigação da linguística das línguas gestuais. Mais tarde, este campo veio a consolidar-se com trabalhos nas áreas da linguística clínica, da linguagem e do desenvolvimento e processamento cognitivo e linguístico de adultos surdos e de crianças surdas com e sem implantes cocleares, e com trabalhos de linguística na Língua Gestual Portuguesa e na Língua Gestual de São Tomé e Príncipe.
Desde de 2005, foram criadas formações a nível de Licenciatura e de Mestrado em Surdez e Língua Gestual Portuguesa, e em Linguística Clínica, existiram projetos de investigação, livros e artigos publicados, participações em inúmeras conferências e organização de eventos.
Formaram-se investigadores surdos portugueses a nível de mestrado encontrando-se alguns deles, atualmente, em programas de doutoramento que a UCP proporciona.
Diretores de Laboratório:
- Ana Mineiro (Surdez e Línguas Gestuais /Deafness and Sign Language)
- Mara Moita (Linguagem e Surdez /Language and Deafness)
- Paulo Carvalho (Linguística da LGP, História e Educação de Surdos/Portuguese Sign Language Linguistics, Deaf Eduacation and History of the Deaf Community)
Investigadores Doutorados Integrados:
Investigadores Doutorandos:
- Ana Carolina Capinha
- João Costa
- Mara Moita
- Reynaldo Maeneja
Bolseiros de Doutoramento:
Bolseiros de Investigação:
Colaboradores Doutorados:
- Filipa Alexandra Rodrigues