[Videoconferência] Aula Aberta "Cuidar da Comunidade como Unidade de Cuidados"

Sábado, abril 4, 2020 - 09:00

Universidade Catolica Portuguesa

Palma de Cima
Ver localização

A Escola de Enfermagem (Lisboa) do ICS da UCP promove uma aula aberta, no âmbito do Programa de Mestrado em Enfermagem dedicada ao tema “Cuidar da Comunidade como Unidade de Cuidados", proferida pelo Prof. Doutor Pedro Melo.

DESTINATÁRIOS

Estudantes de formação graduada e pós-graduada de Enfermagem do ICS-UCP (Doutoramento, Mestrado e Pós-graduações); Outros Enfermeiros e Profissionais de Saúde, Profissionais ou Estudantes de outras áreas com interesse nesta temática.

ENQUADRAMENTO E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
“Cuidar da Comunidade como unidade de cuidados é um desafio. Não só do ponto de vista diagnóstico (o que avaliar? O que diagnosticar e como?), mas também do ponto de vista da intervenção e da avaliação de resultados.

O Modelo de Avaliação, Intervenção e Empoderamento Comunitário (MAIEC) é um modelo teórico de Enfermagem que enforma o cuidado de Enfermagem na comunidade como unidade dos seus cuidados.

Nesta aula será apresentado o MAIEC, enquadrando o(s) significado(s), os conceitos e os pressupostos de cuidar da comunidade, assim como a sua matriz de decisão clínica que prescreve os processos de diagnóstico, intervenção e avaliação da comunidade.

No final desta sessão, os participantes serão capazes de aplicar o MAIEC e de se tornarem promotores do Empoderamento Comunitário. Também se potenciarão como líderes na gestão de programas e projetos de intervenção comunitária.

Valor: 30,00€
Data limite de inscrição: até 30de março 2020