Formação on-line Cognitive Stimulation Therapy (Terapia de estimulação Cognitiva)

Quarta-feira, maio 19, 2021 - 09:00 to Quinta-feira, maio 20, 2021 - 12:00

Universidade Católica Portuguesa

LisboaLisboa1649-023
Ver localização

O Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa organiza, das 9h00 às 12h00, nos dias 19 e 20 de Maio, a formação em Terapia de Estimulação Cognitiva (CST - Cognitive Stimulation therapy).

Inscrições Esgotadas

Enquadramento: A Terapia de Estimulação Cognitiva (CST) em grupo é um programa de atividades temáticas, realizado ao longo de várias semanas em pequenos grupos, orientado por um profissional  especialmente treinado. Cada sessão cobre um tópico diferente. É o único tratamento não medicamentoso recomendado pelo National Institute for Clinical Excellence (NICE) e as evidências até agora sugerem os seus benefícios e eficácia. Pode ser aplicada em diferentes contextos, como centros de dia, clínicas ou estruturas residenciais para idosos.

Orador: Professor Aimee Spector
Aimee Spector é Professora de Old Age Clinical Psychology na University College of London (UCL). Desenvolveu o programa Cognitive Stimulation Therapy (CST) para o seu doutoramento (concluído em 2001), e agora amplamente implementado, quer ao nível do sistema nacional de saúde inglês (NHS) quer globalmente. A sua área de expertise situa-se ao nível do desenvolvimento global e avaliação de intervenções complexas para a demência. Isto inclui, no momento presente, ser investigadora principal do ‘CST-International’ no Brasil, India e Tanzânia e ser detentora de um UCL-PKU (Peking University) Global Engagement award. Dirige o International CST Centre na UCL, trabalhando com mais de 30 países; e apoiando os centros de treino CST em Hong Kong, EUA, Dinamarca, Noruega, Alemanha e Nova Zelândia.  A sua investigação inclui a avaliação de um conjunto alargado de intervenções na demência incluindo a Terapia Cognitivo Comportamental, a terapia focada na compaixão e o Mindfulness. Publicou mais de 130 artigos com peer-reviewed papers, 4 capítulos de livros e 10 livros.