Doutoramento em Ciências da Cognição e da Linguagem

Tabela de Propinas 2020-21

Taxa de empregabilidade de 100%

O grau de Doutor em Ciências da Cognição e da Linguagem é conferido pela UCP, através do Instituto de Ciências da Saúde (ICS). Este Instituto iniciou atividades de formação académica em 2005 e, especificamente, na área da Linguagem e Comunicação, tendo desde essa altura promovido a realização de vários programas de mestrado (Mestrado em Linguística Clínica e Mestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos), quer nesse âmbito, quer em Neuropsicologia. Nos últimos anos, ainda no sistema “pré-Bolonha”, desenvolveu um programa de doutoramento tutorial em Ciências da Saúde, mais genérico, mas com grande enfoque também nos mesmos domínios.

No sentido de dar continuidade à formação pós-graduada que tem vindo a ser disponibilizada, foi criado este programa de Doutoramento no âmbito da Saúde, área específica das Ciências da Cognição e da Linguagem, uma formação onde vários domínios científicos se cruzam, como as Ciências da Linguagem, as Neurociências e a Neuropsicologia. O interesse por esta área tem vindo a aumentar internacionalmente, mas no nosso país a oferta formativa é ainda bastante reduzida, pelo que se afigura importante para o ICS-UCP desenvolver este programa de doutoramento como resposta a essa necessidade.

O Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS) e os seus laboratórios – Lang_Lab e Brain and Behaviour Research Lab (BBR) - enquadram e apoiam a pesquisa desenvolvida pelos estudantes de Doutoramento.

Os alunos podem usufruir de bolsas da FCT atribuídas pelo CIIS a este programa doutoral na área da Surdez e da Língua Gestual.

O programa doutoral é de regime presencial ainda que possa ser adaptado para ensino à distância/ensino remoto em caso de necessidade.

Testimonial

Marisa Silva Raposo

Musicoterapeuta
Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada