Formação Avançada em Tratamento de Dados Estatísticos

Inscrições abertas para a nova edição
janeiro a maio 2019

Horário: Sábados, alternados (intervalo de 2 semanas entre cada): 09h00-18h00

Calendário previsto:

• 05 e 19 de janeiro
  • 02 e 16 de fevereiro
  • 02, 16 e 30 de março
  • 13 e 27 de abril
  • 11 de maio

A Estatística é um ramo da Matemática que se suporta em teorias probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos, fornecendo elementos que permitam possibilitar e estimar a previsão de fenómenos futuros.

O Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, interessada na qualidade dos Cuidados de Saúde, organiza este curso de Formação Avançada em Tratamento de Dados Estatísticos visando a formação de profissionais de saúde na área da estatística, sejam estes promotores e realizadores de investigação ou enquanto leitores críticos da mesma, objetivando no seu fim a melhoria da qualidade dos cuidados prestados.

O Curso terá uma orientação prática muito marcada, com utilização de programas informáticos de apoio ao tratamento de dados quantitativos, nomeadamente, o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), Microsoft Excel e Epidat.

Destinatários

Profissionais de saúde ou de outras áreas do conhecimento, que desejem obter formação na área do processamento estatístico de dados.

Metodologia e Avaliação

Serão privilegiadas metodologias participativas, com resolução de casos práticos. Nomeadamente:

• Exposições versando aspetos teóricos e práticos dos problemas
  • Resolução de problemas ou casos práticos

O Curso será avaliado, no global, sob a forma de trabalhos de grupo entre cada sessão de aulas e uma prova de avaliação final que evidencie a articulação teoria-prática nesta área.