Formação Avançada em Aleitamento Materno

Otilia Calheiros
E-mail: saude.sede@ucp.pt

Início do curso: 14 outubro 2022

Horário: Sextas feiras (18h00-21h00) e Sábados (9h00-17h00), duas vezes por mês.
O curso decorre em regime presencial.

Calendário:

• 14 e 15 de outubro;
  • 4, 5, 18 e 19 de novembro:
  • 16 e 17 de dezembro;
  • 6, 7, 20 e 21 de janeiro;
  • 3, 4, 17 e 18 de fevereiro;
  • 3, 4, 17 e 18 de março

A problemática da alimentação é a primeira preocupação dos pais em relação aos seus filhos acabados de nascer. Como alimentá-los nos seus primeiros meses de vida? É um capítulo indispensável na preparação dos futuros pais.

O aleitamento materno constitui a mais antiga, mais simples, mais natural e mais segura forma de o fazer. Hoje em dia existem diferentes alternativas para alimentar um bebé. Nenhum, no entanto, capaz de substituir o leite materno, na sua especificidade nutricional, imunológica e psicológica.

Preparada para profissionais da área da saúde, esta Formação Avançada permitir-lhes-á adquirir conhecimentos / argumentos que possam ajudar os pais a tomar decisões fundamentadas, dando-lhes, simultaneamente apoio técnico que lhes permita ultrapassar as dificuldades pontuais que este procedimento pode eventualmente acarretar.

A formação começa por fazer uma abordagem científica da alimentação de um bebé nos seus primeiros anos de vida, elencando teoricamente todas as vantagens e dificuldades para a mãe e para o seu filho, discutindo e apresentando os problemas práticos que normalmente se colocam às lactantes (sobretudo às primíparas), bem como o modo de os resolver, comparando os resultados com as formas alternativas oferecidas.

Discutir-se-ão não só os problemas clínicos que se deparam ao profissional de saúde, como os sociais de apoio familiar que a decisão de amamentar um filho pode acarretar.

No final, pretende-se preparar os profissionais de saúde com conhecimentos sólidos que lhes permitam, ao ingressar nos seus locais de trabalho, promover, apoiar e proteger convictamente o aleitamento materno.

A aprovação nos cincos módulos desta Formação Avançada teórica que agora irá decorrer no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa (ICS-UCP), se for completada pela formação prática exigida pelo International Board of Lactation Consultants Examiners (IBCLC), permite a candidatura ao exame para obtenção do grau de Consultor Internacional de Lactação.

APOIO CIENTÍFICO

Esta Formação Avançada tem o apoio científico de:

Formação Avançada - Cursos ICS

Otilia Calheiros