O luto consiste num processo de adaptação a qualquer perda significativa, de uma pessoa ou de um objeto amado. É necessário e cumpre uma função fundamental no restabelecimento do equilíbrio psicológico. Sanders (Sanders C. Grief-The Mourning After: Dealing with Adult Bereavement. 2ed. NewYork: Jonh Wiley & Sons, Inc; 1999) considera que o luto é um termo global para descrever o vasto leque de emoções, experiências, mudanças e condições que ocorrem como resultado da perda.
As pessoas em luto necessitam de ser ajudadas a reenquadrar perspetivas, para que as tarefas que compõem este processo decorram em condições normais e sejam cumpridas.
A competência dos profissionais que apoiam pessoas em luto tem um papel preponderante na qualidade dos cuidados que se disponibilizam/proporcionam nesta fase.
A Universidade Católica Portuguesa, preocupada com a Dignidade do Ser Humano e com a excelência nos Cuidados de Saúde, organiza este curso visando contribuir para a formação dos profissionais de saúde na área da perda e luto, enquanto promotores da melhoria da qualidade dos cuidados prestados.
O Curso terá uma orientação prática muito marcada, nomeadamente com role-playings.
O curso tem como destinatários profissionais de saúde ou de outras áreas do conhecimento, que desejem obter formação na área da perda e luto.