Pós-graduação em Nutrição em Oncologia

E-mail:  saude.sede@ucp.pt

A 5ª edição da Pós-graduação tem inicio em janeiro 2021 e termina em novembro 2021

Horário: Sexta-feira (17h30 às 20h30) e Sábado (09h00 às 17h00)

Calendário:

22 e 23 de Janeiro 2021
5, 6 e 20 de Fevereiro 2021
6, 19 e 20 de Março 2021
9, 10, 23 e 24 de Abril 2021
8, 21 e 22 de Maio 2021
17, 18, 19 de Junho 2021
10 e 11 de Setembro 2021
8, 9 e 23 de Outubro 2021
19 e 20 de Novembro 2021

A Organização Mundial de Saúde prevê um aumento de 75% nos casos de cancro. Esse número deve-se não apenas à melhoria dos métodos de diagnóstico precoce, mas a diversos factores em particular nutricionais e de estilos de vida. Um dos grandes problemas do doente com cancro e que altera o prognóstico, é a sua ingestão, estado nutricional e metabolismo. Por esse facto, a presente Pós-Graduação em Nutrição em Oncologia é dirigida a uma diversidade de perfis académicos e profissionais, oferecendo temas relevantes e novas estratégias neste domínio. É dirigida a profissionais que actuem em todas as etapas do tratamento de doentes oncológicos, permitindo-lhes desenvolver competências na prevenção e resolução de problemas nutricionais, fisiológicos e metabólicos inerentes à população em geral e à população doente. A formação incluirá a temática da população de doentes em meio hospitalar, mas também em ambulatório e a nível dos cuidados de saúde primários. Integrará também temas como a nutrição artificial com o uso de fórmulas pré-concebidos para uso per os, para nutrição artificial por via entérica e parentérica, investigação clínica e desenhos de estudo de investigação.

Os resultados obtidos nas anteriores edições deste Curso com trabalhos realizados no âmbito desta pós-graduação, aconselham à sua re-edição nesta área do conhecimento. Têm crescente visibilidade e reconhecimento a participação em congressos da especialidade nacionais e internacionais com trabalhos originais, publicações científicas em revistas internacionais com peer-review e elevado factor de impacto, bem como o interesse verificado no aprofundamento de diversas matérias, nomeadamente no âmbito de projectos de investigação multicêntricos.

É neste contexto que a Universidade Católica Portuguesa em colaboração com a Universidade de Maastricht disponibiliza a presente Pós-graduação. O corpo docente integra profissionais de Centros de Investigação/Centros de Referência e de Prestação de Cuidados em nutrição e em oncologia, com forte background académico e larga experiência clínica na área de especialização.

E-mail:  saude.sede@ucp.pt

Testimonial

Bárbara Ferrão

Nutricionista
Foi muito mais do que poderia pedir. Excelentes professores, com uma vasta experiência e conhecimento, que comprovaram o importante papel da nutrição, desde a prevenção aos tratamentos, e mesmo depois destes.