Pós graduação em Health Consulting /Consultoria Aplicada à área da Saúde e do Medicamento

Contacts

Cursos ICS

Zita Bento

E-mail:  saude.sede@ucp.pt
Tel: (+351) 21 721 41 47

More Information

Duração do curso: outubro 2021 a março 2022

Horário:
2ªs feiras-regime presencial/distância (18h-22h)
5ªs feiras-regime presencial/distância (18h-22h)

Calendário previsto: 

  • 18, 21, 25 e 28 de outubro 
  • 04, 08, 11, 15, 22, 25 e 29 de novembro 
  • 02, 06, 09, 13 e16 de dezembro 
  • 06, 10, 13, 20, 24, 27 e 31 de janeiro 
  • 03, 07, 10, 17, 21 e 24 de fevereiro
  • 03, 07, 10, 14, 21, 24 e 28 de março

Program Description

O contexto em que operam as empresas da indústria farmacêutica e de biotecnologia encontra-se em rápida mudança, motivada em grande medida pela convergência de inovações tecnológicas e científicas, e pelos avanços digitais das últimas décadas.

Esta evolução veio permitir melhorias substanciais no atendimento e na prestação de cuidados de saúde aos pacientes e ofereceu novas oportunidades para os vários players no mercado bio farmacêutico. No entanto, associados a estas novas oportunidades, surgiram uma série de novos desafios de escala global, como o aumento da pressão sobre preços e das incertezas no acesso ao mercado.

Por outro lado, a complexidade associada ao desenvolvimento de medicamentos e de dispositivos médicos, a par da necessidade de colocar produtos no mercado o mais rapidamente possível para fazer face à concorrência e às exigências dos pacientes cada vez mais informados sobre a sua condição e ofertas de diagnóstico e tratamento, tem conduzido ao outsourcing de funções críticas para a indústria farmacêutica e de biotecnologia (como a investigação e o fabrico de tecnologias de saúde) em CROs (Clinical Research Organizations).

A atual conjuntura tem forçado as empresas bio farmacêuticas a definir estratégias sobre quais aspetos do negócio deverão manter e sobre que novos caminhos de crescimento deverão explorar.

Há muito tempo que as empresas de consultoria para a área da saúde desenvolvem, em colaboração com aquelas indústrias, planos estratégicos e operacionais que lhes permitam, por um lado, colmatar as necessidades científicas e comerciais que este novo contexto exige, e, por outro, acompanhar tendências de mercado e encontrar as melhores alternativas de ação num ambiente de negócio repleto de incertezas, riscos, competição e de possibilidades desconhecidas. Na verdade, as dificuldades que os últimos tempos de sucessivas crises financeiras e de pandemias à escala global originaram, reforçaram o papel e a importância do conhecimento técnico e científico acumulado pelos consultores de saúde na reinvenção das empresas da indústria bio farmacêutica e do próprio mercado em que estas atuam.

Para além de reunir um conjunto de conhecimentos e de competências pessoais na área em que vão atuar, os consultores em saúde precisam de assimilar as políticas, as estratégias e os objetivos das empresas suas clientes de forma a reunirem dados que lhes permitam realizar um diagnóstico correto de cada situação e, posteriormente, prestar um aconselhamento de excelência sobre os melhores processos a implementar.

O Programa de consultoria aplicado à área da saúde e do medicamento é um curso prático que pretende transmitir os principais conceitos de consultoria e gestão aplicados à área da saúde e do medicamento. Pretende dotar os participantes com as competências pessoais necessárias para entender e atuar sobre o ecossistema da saúde, focando-se nos desafios do doente e procurando potenciar soluções para os desafios da saúde do séc. XXI.

Pretende-se que os participantes no programa tenham contacto com os principais tipos de projetos realizados em consultoria, seja em áreas mais abrangentes como a estratégia e operações, ou em temas mais específicos, ligados à investigação e ao desenvolvimento.

Contacts

Cursos ICS

Zita Bento

E-mail:  saude.sede@ucp.pt
Tel: (+351) 21 721 41 47