Pós-Graduação em Enfermagem à Pessoa com Esclerose Múltipla

Program Description

A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurológica crónica, inflamatória e degenerativa que afeta múltiplos locais do Sistema Nervoso Central (SNC). A EM surge frequentemente entre os 20 e os 40 anos de idade (pico aos 30 anos), ou seja, entre os jovens adultos. A incidência é maior nas mulheres do que nos homens (2-3:1). A EM é a segunda causa de incapacidade neurológica nos adultos jovens (a seguir ao trauma), afetando cerca de 2,5 milhões de doentes em todo o mundo e em Portugal cerca de 8.000 doentes.

Em Portugal, diversos enfermeiros prestam cuidados diretos a pessoas com esclerose múltipla e às suas famílias, nomeadamente em “Hospitais de Dia”. Verifica-se que a formação específica, que permita a aquisição ou atualização de conhecimento e desenvolvimento de competências nesta área, é ainda escassa.

Assim, tendo em conta a realidade assistencial a pessoas com EM, nomeadamente a identificação das suas necessidades de cuidados, consideramos essencial uma formação específica que dote os enfermeiros das competências profissionais adequadas aos cuidados a esta população.

O presente Curso tem por finalidade a atualização de conhecimentos, sobre a doença e os atuais modos de tratamento e as intervenções específicas de Enfermagem nestas pessoas, através da promoção do desenvolvimento de competências de avaliação inicial, de diagnóstico, de planeamento, implementação de intervenções e de avaliação de resultados, no cuidado holístico à pessoa e seus familiares, nomeadamente quando estes assumem o papel de “cuidador informal”.

Contacts

Cursos Enfermagem - Formação Pós-Graduada

Helena Zacarias
E-mail: helena.zacarias@ucp.pt
Tel: (+351) 21 426 98 32