Pós-graduação em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública

Otilia Calheiros
E-mail: otilia@ucp.pt

Inscrições abertas a partir de 17 de maio
Vagas preenchidas por ordem de chegada.

Formulário de inscrição próprio

Horário: Quinta-feira: 16h00-20h00
Sexta-feira: 9h00-13h00 e 14h00-18h00
Sábado: 9h00-13h00

Na Universidade Católica Portuguesa, a formação em Enfermagem assume-se como um projeto de desenvolvimento ao longo da vida, que inclui os diferentes ciclos de formação (licenciatura, mestrado e doutoramento) e incorpora a formação contínua (presencial ou à distância).

Assim, todas as aprendizagens - formais ou informais - são creditáveis para o prosseguimento de estudos, desde que relevantes na área de formação e tomando como referencial os objetivos de aprendizagem e as competências pessoais a desenvolver. Neste contexto, após a conclusão da licenciatura, os enfermeiros podem continuar os seus estudos no ICS optando por um mestrado de natureza académica ou profissional e, mais tarde, desenvolverem competências académicas no doutoramento em enfermagem.

Acresce que o exercício da profissão de enfermeiro exige o desenvolvimento de competências assistenciais específicas, que permitem o cuidado personalizado às pessoas em diferentes fases da vida e em diversos ambientes socais e culturais. É com este objetivo que se organizam formações de curta duração e pós-graduações.

As pós-graduações lecionadas no ICS podem vir a ser creditadas no mestrado profissional ou no doutoramento em enfermagem, permitindo a cada estudante ser ator e autor do seu projeto de desenvolvimento profissional e académico, ao seu ritmo.

Cursos Enfermagem - Formação Pós-Graduada

Otilia Calheiros