Coordenação Científica

  • Prof.ª Doutora Elisabete Nunes
  • Prof.ª Doutora Margarida Lourenço
  • Prof. Doutor Jean-Pierre Gonçalves
  • Mestre Gonçalo Guerreiro
  • Mestre Ana Correia

Corpo Docente

Ana Correia. Enfermeira a exercer funções no serviço de Pediatria no IPOFG-Lisboa. Mestre na área de Especialização de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, pelo ICS da Universidade Católica Portuguesa. Membro do Grupo de Trabalho para a elaboração do Guia Orientador de Boas Práticas – O Sono: do recém-nascido ao adolescente da Ordem dos Enfermeiros.

Ana Lacerda. Oncologista pediátrica, consultora no IPOFG-Lisboa. Mestre em Cuidados Paliativos (King’s College London). Professora auxiliar convidada, Nova Medical School. Coordenadora do GdT de Cuidados Continuados e Paliativos da Sociedade Portuguesa de Pediatria e do Grupo de Apoio à Pediatria da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos. Membro da Comissão Coordenadora do Observatório Português de Cuidados Paliativos e do Comité Diretivo do Grupo de Trabalho Pediátrico da Associação Europeia de Cuidados Paliativos.

Ana Teixeira. Pediatra no Serviço de Pediatria do IPOFG Lisboa. Coordenadora e Impulsionadora da Consulta dos D.U.R.O.S - Doentes que Ultrapassaram a Realidade Oncológica com Sucesso, do IPO de Lisboa.

Dora Franco. Licenciatura em Enfermagem (Universidade de Évora, ESE de São João de Deus); Mestrado em Intervenção Sócio-organizacional em Saúde (Universidade de Évora, ESTS de Lisboa); Curso de especialização em Enfermagem de saúde mental e psiquiatra (Universidade de Évora, ESESJD); primeiro ano doutoral concluído com defesa e aprovação de projeto de tese - Doutoramento em Enfermagem ESEL; Curso pós-graduado em Luto e psicoterapia interpessoal. Coordenadora da Unidade de investigação em enfermagem do IPO de Lisboa, FG, EPE. Enfermeira na consulta multidisciplinar de estudo e tratamento de feridas do IPO de Lisboa, FG, EPE. Coordenadora do grupo de competências acrescidas em feridas e viabilidade tecidular, da Ordem dos Enfermeiros. Coordenadora do serviço de consultas externas do IPO de Lisboa, FG, EPE

Elisabete Nunes. Professora Auxiliar do ICS/UCP. Mestre em Gestão de Serviços de Saúde pelo ICSTE-IUL. Doutora em Enfermagem-Especialidade em Gestão de Unidades de Saúde e Unidades de Enfermagem pelo UCP. Licenciada em Enfermagem e especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica.

Gonçalo Guerreiro. Enfermeiro a exercer funções no serviço de Pediatria no IPOFG-Lisboa. Exerce também funções no IPOFG-Lisboa como Coordenador do Núcleo Hospitalar de Apoio à Criança e Jovem em Risco. Coordenador do Grupo de Investigação sobre Enfermagem Oncológica Pediátrica IPOFG-Lisboa. Mestre na área de Especialização de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, pelo ICS da Universidade Católica Portuguesa. Licenciatura em Enfermagem pelo ICS da Universidade Católica Portuguesa. Investigador no projeto Ethics4Care da Nursing Research Plataform (Lisboa) do Centro Interdisciplinar de Investigação em Saúde (CIIS) da Universidade Católica Portuguesa. 

Isabelina Ferreira. Médica Assistente Hospitalar graduada, Hemato-Oncologista, Unidade de Transplante de Medula do IPOFG-Lisboa

Jean-Pierre Gonçalves. Pediatra no Serviço de Pediatria do IPOFG Lisboa. Doutoramento Europeu em Saúde Pública na Universidade do Porto. Secretário da Sociedade de Hemato-Oncologia Pediátrica.

Joaquim Duarte. Pediatra no Serviço de Pediatria do IPOFG Lisboa. Associado fundador do Grupo Português de Leucemias Pediátricas-GPLP. Membro do grupo International-BFM. Membro do Grupo de estudo da leucemia pediátrica da Sociedade de Hematologia e Oncologia Pediátrica (SHOP). Membro da Sociedade Internacional de Oncologia Pediátrica (SIOPe) - Europa. Membro do Resistant disease committee do grupo International-BFM. Membro da Sociedade Portuguesa de Hematologia e Oncologia Pediátrica.

Manuel Luís Capelas. Professor Auxiliar no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Codiretor do Observatório Português dos Cuidados Paliativos da Universidade Católica Portuguesa. Investigador no Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde do ICS/UCP. Vice-Presidente da Comissão de Ética para a Saúde da LInQUE. Membro da European Association for Palliative Care Task Force for Palliative Care Nursing Education. Doutor em Ciências da Saúde-Cuidados Paliativos pelo ICS/UCP. Mestre em Cuidados Paliativos pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Margarida Lourenço. Professora Auxiliar no ICS/UCP. Coordenadora do Curso de Mestrado em Enfermagem e da área de Especialização de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica no ICS/UCP. Doutorada em Enfermagem pela Universidade Católica Portuguesa. Mestre em Ciências da Enfermagem pela Universidade Católica Portuguesa. Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica.

Maria Knoblich. Assistente hospitalar de Cirurgia Pediátrica do IPO de Lisboa.

Maria de Jesus Moura. Diretora da unidade de psicologia do IPOFG Lisboa. Mestre em Psicologia Clínica e Psicopatologia. Especialista em Psicologia Clínica e Psico-Oncologia. Formação em Psicoterapia e em Terapia de Luto.
 
Maria Rufino. Enfermeira a exercer funções no serviço de Pediatria no IPOFG-Lisboa. Mestre na área de Especialização de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, pelo ICS da Universidade Católica Portuguesa. A Exercer funções como Enfermeira na LInQUE Ped.
 
Paula Ravasco. Licenciada em Nutrição e Engenharia Alimentar. Licenciada em Ciências da Nutrição. Mestrado Integrado em Medicina. Doutoramento em Ciências da Saúde – Nutrição com a tese “Cancer: metabolic dysfunction, nutrition and Quality of Life” pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa”. Pós-graduada internacional em nutrição clínica. Curso Avançado em metodologias da investigação e análise de dados. Pós-graduada em imunidade, nutrição e saúde. É membro do Comité Educacional e de Prática Clínica da ESPEN (European Society for Clinical Nutrition and Metabolism) como expert em nutrição clínica e metabolismo e membro efetivo da ESPEN Faculty. Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Nutrição em Oncologia do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, Lisboa.

Sérgio Deodato. Prof. Associado do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Doutor em Enfermagem. Coordenador da Escola de Enfermagem (Lisboa), ICS-UCP. Licenciado em Direito. Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica. Título de Especialista DL 206/09. Investigador do CIIS.

Sílvia Caldeira. Professora Auxiliar no ICS/UCP. Diretora da comissão de investigação da NANDA Internacional, Inc., sediada no Boston College. Doutora em Enfermagem. Mestre na área de Especialização de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Especialista na área de Enfermagem Médico Cirúrgica, enfermagem à pessoa em situação de doença crónica. 

Sofia Nunes. Neuropediatra do Serviço de Pediatria do IPOFG Lisboa. Especializada nos Tumores do Sistema Nervoso Central na população pediátrica.

Zaida Charepe. Professora Associada no ICS/UCP. Membro do Conselho Científico Nacional e investigadora no Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS) do ICS da UCP. Doutora em Enfermagem, pela Universidade Católica Portuguesa. Mestre em Enfermagem pela Universidade Católica Portuguesa. Mestre em Comunicação em Saúde pela Universidade Aberta.

Contacts

Cursos Enfermagem - Formação Pós-Graduada

Helena Zacarias
E-mail: helena.zacarias@ucp.pt
Tel: (+351) 21 426 98 32